Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80532
Tipo: | Dissertação |
Título : | História em quadrinhos: uma experiência formativa com docentes da EMEF Francisco Xavier de Freitas – Horizonte-CE |
Autor : | Rocha, Francisca Risolene Fernandes |
Tutor: | Medeiros, Wendel Alves de |
Palabras clave en portugués brasileño: | Ensino de artes visuais;Histórias em quadrinhos;Experiência formativa;Educação continuada |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Fecha de publicación : | 2025 |
Citación : | ROCHA, Francisca Risolene Fernandes. História em quadrinhos: uma experiência formativa com docentes da EMEF Francisco Xavier de Freitas – Horizonte-CE. 2025. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa, na área de ensino de artes, teve como objeto de estudo o uso das Histórias em Quadrinhos em sala de aula, como uma experiência de formação continuada em artes visuais com docentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Xavier de Freitas, em Horizonte, Ceará. O ponto de partida para sua realização foi a seguinte questão: qual é a percepção dos professores acerca do componente Arte, a partir de uma formação em artes visuais, cuja metodologia utiliza as histórias em quadrinhos? Assim, o objetivo geral foi investigar as percepções e representações acerca do componente Arte pelos professores da EMEF Francisco Xavier de Freitas, seguido pela formação na modalidade minicurso, sobre as possibilidades de ensino de artes visuais por intermédio do uso das Histórias em Quadrinhos em sala de aula. Como referencial teórico, a pesquisa recorreu a autores como Ferraz e Fusari, Barbosa, Brandão, Eisner, entre outros. Como aporte metodológico, foram importantes os estudos e conceitos de Barbosa sobre a Abordagem Triangular (AT), cujas sistematizações ocorreram na década de 1980. Ressalta-se que a Abordagem Triangular foi essencial para a organização e realização deste trabalho. Para a coleta de dados, foram aplicados dois questionários: o primeiro, escrito, e o segundo, online, via WhatsApp, além de registros fotográficos e videográficos obtidos no dia da execução prática do minicurso. A análise dos dados foi realizada com base na leitura de imagens proposta por Barbosa, após a realização da formação. Nos achados da pesquisa, observou-se que a maioria dos professores compreende o significado de arte, mas ainda prevalece a visão de arte como um campo do fazer, de forma tecnicista. O ensino de arte pouco mudou em relação ao período em que os professores eram estudantes, pois continuam repetindo as práticas aprendidas em sala de aula. Nenhum dos professores tem formação em artes, e a maioria mencionou a desvalorização do componente Arte, uma vez que não recebem formação nem orientação sobre como ministrar as aulas de arte, ao contrário das outras disciplinas, que recebem formação e orientação específicas. Certificou-se que, após o minicurso, houve uma mudança na percepção dos professores sobre como ministrar as aulas de arte, principalmente nas artes visuais. Um dos professores logo utilizou as HQs com os alunos, enquanto outros afirmaram que, após a formação, passaram a adotar novas estratégias para explorar as artes em sala de aula. Conclui-se que é urgente a implementação de formação continuada para os professores que ministram o componente Arte no município de Horizonte, abrangendo toda a educação básica. Além disso, é necessário mais sensibilidade nas escolas quanto à relevância das artes para a formação dos discentes, tanto no aspecto cognitivo quanto no sensível e estético. Investir em formação continuada para os professores de artes é fundamental, pois, por meio das aulas de arte, os docentes podem adotar uma abordagem interdisciplinar, utilizando HQs e a AT, o que impacta positivamente na aprendizagem dos alunos e aprimora o ensino das outras disciplinas, sem a necessidade de suprimir o tempo destinado ao componente curricular Arte. |
Abstract: | This research, in the area of art education, had as its object of study the use of comic books in the classroom, as an experience of continuing education in visual arts with teachers from the Francisco Xavier de Freitas Municipal Elementary School (EMEF), in Horizonte, Ceará. The starting point for its implementation was the following question: what is the perception of teachers about the Art component, based on a visual arts education whose methodology uses comic books? Thus, the general objective was to investigate the perceptions and representations about the Art component by teachers from EMEF Francisco Xavier de Freitas, followed by training in the mini-course modality, on the possibilities of teaching visual arts through the use of comic books in the classroom. As a theoretical reference, the research used authors such as Ferraz and Fusari, Barbosa, Brandão, Eisner, among others. As a methodological contribution, Barbosa's studies and concepts on the Triangular Approach (TA), whose systematization occurred in the 1980s, were important. It is worth noting that the Triangular Approach was essential for the organization and execution of this work. For data collection, two questionnaires were applied: the first, written, and the second, online, via WhatsApp, in addition to photographic and video records obtained on the day of the practical execution of the mini-course. Data analysis was carried out based on the reading of images proposed by Barbosa, after the completion of the training. In the research findings, it was observed that most teachers understand the meaning of art, but the view of art as a field of practice still prevails, in a technical way. Art teaching has changed little in relation to the period in which the teachers were students, as they continue to repeat the practices learned in the classroom. None of the teachers had any training in the arts, and most mentioned that the Art component was undervalued, since they did not receive training or guidance on how to teach art classes, unlike other subjects, which receive specific training and guidance. It was found that, after the mini-course, there was a change in the teachers' perception of how to teach art classes, especially in the visual arts. One of the teachers immediately used comics with the students, while others stated that, after the training, they began to adopt new strategies to explore the arts in the classroom. It was concluded that it is urgent to implement ongoing training for teachers who teach the Art component in the municipality of Horizonte, covering all basic education. In addition, schools need to be more sensitive to the relevance of the arts for the development of students, both in the cognitive and in the sensitive and aesthetic aspects. Investing in ongoing training for art teachers is essential, because through art classes, teachers can adopt an interdisciplinary approach, using comics and AT, which has a positive impact on student learning and improves the teaching of other subjects, without the need to cut back on time dedicated to the Art curricular component. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80532 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/1700981050573327 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/6267332553823146 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_dis_frfrocha.pdf | 3,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.