Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80546
Tipo: Dissertação
Título: A Escola de Tempo Integral Raimundo Tomaz no Distrito de Tapera - Aquiraz: avaliação da política pedagógica do tempo integral e a repercussão na vida dos alunos
Autor(es): Almeida, Eronilda Cosmo de
Orientador: Santiago, Eduardo Girão
Palavras-chave em português: Escola tempo integral;Educação profissional;Desigualdades educacionais;Avaliação de políticas públicas
Palavras-chave em inglês: Full-time school;Professional education;Educational inequalities;Evaluation of public policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2025
Citação: ALMEIDA, Eronilda Cosmo de. A Escola de Tempo Integral Raimundo Tomaz no Distrito de Tapera - Aquiraz: avaliação da política pedagógica do tempo integral e a repercussão na vida dos alunos. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Este estudo tem como objeto de análise a implementação da política pública de Educação em Tempo Integral na Escola de Ensino Médio Raimundo Tomaz, localizada no distrito de Tapera, zona rural de Aquiraz/CE. A pesquisa visa avaliar a materialização dessa política na realidade escolar, considerando as percepções dos diferentes sujeitos envolvidos (gestores, alunos, professores e famílias) e os significados percebidos no processo de ensino-aprendizagem, bem como na permanência dos estudantes na escola. O objetivo geral da pesquisa é avaliar como ocorre a implementação da política pública de tempo integral na Escola Raimundo Tomaz, no distrito de Tapera-Aquiraz/CE. Para tanto, é necessário analisar o contexto de formulação da política educacional em nível nacional e local; compreender a natureza das ações pedagógicas, identificando as possíveis mudanças e dificuldades advindas da aplicação da proposta de ensino integral na vida dos alunos, e, por fim, apreender os desafios e as possibilidades da política de educação integral no município de Aquiraz, levando em consideração a percepção dos entrevistados. A metodologia adotada é qualitativa 4 sem a exclusão de dados quantitativos e secundários para apreensão do objeto 4, com a utilização da abordagem avaliativa proposta por Rodrigues (2008; 2016), chamada
Abstract: The object of this study is to analyze the implementation of the Full-Time Education public policy at the Raimundo Tomaz High School, located in the district of Tapera, in the rural area of Aquiraz/CE. The research aims to evaluate the implementation of this policy in the school reality, considering the perceptions of the different subjects involved (managers, students, teachers and families) and the meanings perceived in the teaching-learning process, as well as in the students' permanence at school. The general aim of the research is to assess how the full-time public policy is implemented at the Raimundo Tomaz School in the district of Tapera-Aquiraz/CE. To this end, it is necessary to analyze the context in which educational policy is formulated at national and local level; to understand the nature of pedagogical actions, identifying the possible changes and difficulties arising from the application of the full-time education proposal in the lives of students, and, finally, to apprehend the challenges and possibilities of the full-time education policy in the municipality of Aquiraz, taking into account the perceptions of those interviewed. The methodology adopted is qualitative - without excluding quantitative and secondary data to grasp the object -, using the evaluation approach proposed by Rodrigues (2008; 2016), called
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80546
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6311229262231020
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6492671109544154
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_ecalmeida.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.