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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80591
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ivo, Rafael Fernandes | - |
dc.contributor.author | Sousa, Wesley Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T21:20:50Z | - |
dc.date.available | 2025-04-24T21:20:50Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Wesley Santos. Retrô: simulando pixel art através de técnicas de renderização não-fotorrealista a partir de modelos 3D. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80591 | - |
dc.description.abstract | Pixel art was widely used in games from the early 1970s to the 1990s, not just as an art style, but rather the only way to represent images in electronic games due to technological limitations. Even with the evolution of computer graphics, pixel art transcends its origins and establishes itself as an art style. However, creating pixel art is a slow, laborious and almost entirely manual process. Based on this context, this work aims to simulate pixel art from a 3D model, using non-photorealistic rendering techniques. The work identifies that the automatic method does not replace the artist's work, but has the purpose of accelerating the pixel art construction process. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | RETRÔ: simulando pixel art através de técnicas de renderização não-fotorrealista a partir de modelos 3D | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O pixel art foi muito utilizado em jogos no início de 1970 à 1990, não apenas como um estilo de arte, mas sim a única maneira de representar imagens em jogos eletrônicos devido às limitações tecnológicas. Mesmo com a evolução da computação gráfica, o pixel art transcende suas origens e se estabelece como um estilo de arte. Entretanto, construir pixel art é um processo lento, trabalhoso e quase integralmente manual. Partindo desse contexto, este trabalho tem o propósito de simular um pixel art a partir de um modelo 3D, utilizando técnicas de renderização não-fotorrealistas. O trabalho identifica que o método automático não substitui o trabalho do artista, mas tem o propósito de acelerar o processo de construção do pixel art. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | renderização não-fotorrealista | pt_BR |
dc.subject.ptbr | modelos 3D | pt_BR |
dc.subject.ptbr | pixel art | pt_BR |
dc.subject.ptbr | jogos digitais | pt_BR |
dc.subject.en | non-photorealistic rendering | pt_BR |
dc.subject.en | 3D models | pt_BR |
dc.subject.en | pixel art | pt_BR |
dc.subject.en | digital games | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
local.author.orcid | https://orcid.org/0009-0007-9249-128X | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/5113910980523759 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - RUSSAS - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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