Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80606
Tipo: TCC
Título: Investigando o uso de práticas modernas de testes de software na indústria e na academia
Autor(es): Silva, Carla Lizandra da
Orientador: Bezerra, Carla Ilane Moreira
Palavras-chave em português: teste de software;ensino de testes;práticas modernas de testes;indústria de software
CNPq: CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Data do documento: 2025
Citação: SILVA, Carla Lizandra da. Investigando o uso de práticas modernas de testes de software na indústria e na academia. 2025. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Campus de Quixadá, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2025.
Resumo: O teste de software desempenha um papel fundamental na garantia da qualidade dos sistemas, assegurando que o código funcione conforme especificado e prevenindo falhas que possam comprometer a experiência do usuário ou causar prejuízos às organizações. No entanto, apesar de sua relevância, a educação em teste de software ainda enfrenta desafios, especialmente na formação acadêmica. Este trabalho tem como objetivo investigar o uso de práticas modernas de testes de software tanto na indústria quanto na academia, identificando lacunas e desafios enfrentados pelos estudantes de graduação e profissionais da área. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa em três etapas. Inicialmente, analisaram-se as ementas de disciplinas de teste de software em cursos de Engenharia de Software de instituições brasileiras, verificando a carga horária dedicada ao tema e os tópicos abordados. Em seguida, aplicou-se um survey com estudantes para identificar suas percepções sobre o ensino de testes, incluindo metodologias utilizadas, ferramentas apresentadas e nível de preparação para o mercado. Por fim, um segundo survey foi conduzido com profissionais da indústria para mapear as práticas mais adotadas no mercado, como a automação de testes, a aplicação de metodologias ágeis e o uso de frameworks específicos. Os resultados apontaram que, embora a automação de testes e as metodologias ágeis sejam amplamente utilizadas no mercado, o ensino acadêmico ainda prioriza abordagens mais tradicionais, com pouca ênfase na aplicação prática dessas técnicas. A comparação entre os dados coletados revelou que o que é ensinado na academia e as habilidades exigidas pelo mercado não estão bem alinhadas, dificultando a transição dos estudantes para a atuação profissional.
Abstract: Software testing plays a fundamental role in ensuring system quality, guaranteeing that the code functions as specified and preventing failures that could compromise user experience or cause losses to organizations. However, despite its relevance, software testing education still faces challenges, especially in academic training. This study aims to investigate the use of modern software testing practices in both industry and academia, identifying gaps and challenges faced by undergraduate students and professionals in the field. To achieve this goal, the research was conducted in three stages. Initially, the syllabi of software testing courses in Software Engineering programs at Brazilian institutions were analyzed, examining the hours dedicated to the subject and the topics covered. Next, a survey was conducted with students to identify their perceptions of software testing education, including the methodologies used, tools presented, and level of preparation for the job market. Finally, a second survey was carried out with industry professionals to map the most widely adopted market practices, such as test automation, the application of agile methodologies, and the use of specific frameworks. The results indicated that, although test automation and agile methodologies are widely used in the market, academic education still prioritizes more traditional approaches, with little emphasis on the practical application of these techniques. The comparison between the collected data revealed that what is taught in academia and the skills required by the industry are not well aligned, making the transition from students to professional practice more difficult.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80606
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4277471687235814
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_clsilva.pdf850,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.