Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80739
Tipo: | Dissertação |
Título: | A reapropriação do corpo: significações culturais e simbólicas da hexis corporal no balé clássico |
Autor(es): | Alencar, Pamela Gabrielle Pinto de |
Orientador: | Cardoso, Thereza Cristina Rocha |
Palavras-chave em português: | Balé clássico;Estado de corpo;Hexis;Habitus;Corporeidade |
Palavras-chave em inglês: | Classical ballet;State of the body;Hexis;Habitus;Corporeality |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | ALENCAR, Pamela Gabrielle Pinto de. A reapropriação do corpo: significações culturais e simbólicas da hexis corporal no balé clássico. 2025. 79 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Resumo: | A presente pesquisa investiga as redes de relações existentes entre corpo/corporeidade/subjetividade e as estruturas formativas que constituem o balé clássico. Analisa como uma dança proveniente da aristocracia europeia engendra o fazer artístico e atua como um símbolo de supostos status e poder, influenciando a postura e o comportamento das bailarinas e bailarinos nos dias atuais, muitas vezes inseridos em contextos de vulnerabilidade social. Revisitando o conceito de habitus de Pierre Bourdieu (1980), o estudo investiga como os regimes da hexis (uma das instâncias do habitus) são mediadores das relações entre as dominações exercidas nas práticas do balé clássico e suas implicações na subjetividade da(o)s bailarina(o)s. A pesquisa trata das possíveis relações de perpetuidade ou ruptura entre as estruturas, o campo e os agentes sociais (Bourdieu, 2009). Considera a Técnica Klauss Vianna enquanto dispositivo para compreender o corpo como um signum social (Bourdieu, 1983) em constante composição, transformação e reinvenção e, portanto, enquanto contradispositivo que trabalha a autonomia (Freire, 1996) da corporeidade dançante (Bernard, 2001) no manejo dos estados de corpo (Guisgand 2011; Louppe, 1997) presentes na experimentação do próprio dançar pelos bailarinos e bailarinas hoje. |
Abstract: | This research investigates the networks of relationships between body/corporeality/subjectivity and the formative structures that constitute classical ballet. It analyzes how a dance rooted in European aristocracy shapes artistic practices and functions as a symbol of status and power, influencing the posture and behavior of dancers today, often situated in contexts of social vulnerability. Revisiting Pierre Bourdieu's (1980) concept of habitus, the study examines how the regimes of hexis (one of the dimensions of habitus) mediate the relationships between the forms of domination inherent in classical ballet practices and their implications for dancers' subjectivity. The research explores possible connections of continuity or rupture between structures, the field, and social agents (Bourdieu, 2009). It considers the Klauss Vianna Technique as a tool to understand the body as a social signum (Bourdieu, 2006) constantly undergoing composition, transformation, and reinvention, and thus as a counter-device fostering autonomy (Freire, 1996) in the dancing corporeality (Bernard, 2001). As the poet from Cuiabá aptly puts it: “Repeat, repeat – until it becomes different. Repetition is the gift of style.” |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80739 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/3860525295111323 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/9450346202377323 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_dis_pgpalencar.pdf | 469,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.