Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80756
Tipo: TCC
Título: Adaptabilidade do aluno cotista, do Curso de Pedagogia, em ambiente universitário da Universidade Federal do Ceará UFC
Título em inglês: Adaptability of quota students in the Pedagogy Course in a university environment at The Federal University of Ceará – UFC
Autor(es): Rios, Jéssica de Alencar
Orientador: Andriola, Wagner Bandeira
Palavras-chave em português: Adaptabilidade;Ambiente universitário;Alunos cotistas
Palavras-chave em inglês: Adaptability;University environment;Students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2019
Citação: RIOS, Jéssica de Alencar. Adaptabilidade do aluno cotista, do Curso de Pedagogia, em ambiente universitário da Universidade Federal do Ceará UFC. 2019. 39 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar os níveis de adaptabilidade dos alunos cotistas em ambiente universitário, no curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Compreendendo a importância da adaptabilidade do aluno para a obtenção do êxito acadêmico, foi utilizado o Questionário de Vivências Acadêmicas – reduzido (QVA-r), com escala Likert4, por ser este o instrumental de primeira escolha da avaliação desse quesito. Participaram 103 estudantes de pedagogia, 39 da 2ª semestre; 50 da 3ª semestre e 14 de semestres diversos presentes no momento da aplicação. Em relação ao gênero 77,5% (n = 79) foram do sexo feminino com (QVA-r total 2,8) e 22,5% (n=23) do masculino com (QVA-r total 2,6), evidenciando a predominância do gênero feminino no curso de pedagogia e, quando correlacionado à media geral do gênero masculino, obteve maiores índices de adaptação. Os participantes que exerciam atividade remunerada apresentaram média inferior nas Dimensões Interpessoal (M=2,4) e Estudo (M=2,6) em relação aos que não exerciam nenhuma atividade remunerada (M=2,8) e (M=2,8), respectivamente. Em relação aos alunos cotistas, estes apresentaram valores acima da média em todas as dimensões e, na maioria das destas, os índices mais elevados quando comparados aos alunos não cotistas, com as maiores médias nas dimensões de Carreira (M=3,0) e Estudo (M=2,8) e que quanto à permanência no curso, os alunos cotistas apresentaram o maior percentual. Diante disso, constatamos que os alunos cotistas apresentam uma melhor adaptação à autonomia que o ambiente universitário exige, em relação aos alunos não cotistas.
Abstract: The presentworkaimedtoanalyzethelevelsofadaptabilityofthe quota students in a universityenvironment, in thecourseofPedagogy, atthe Federal Universityof Ceará (UFC). Understandingtheimportanceofthestudent'sadaptabilitytoachieveacademicsuccess, theQuestionnaireonAcademic Experience - reduced (QVA-r), with a Likert4scale, wasused as thiswastheinstrumentoffirstchoice in theevaluationofthisquestion. 103 studentsparticipated in pedagogy, 39 ofthesecondsemester; 50 ofthe 3rd semesterand 14 semesterspresentatthe time ofapplication. In relationtogender, 77.5% (n = 79) werefemaleswith total QVA-r 2.8 and 22.5% (n = 23) males with total QVA-r 2.6, evidencingthepredominanceofthefemalegender in thepedagogycourseand, whencorrelatedtothe general averageofthemasculinegender, obtainedhigherindicesofadaptation. Participants in paidworkhad a lowermean in InterpersonalDimensions (M = 2.4) andStudy (M = 2.6) thanthosewhodidnotexerciseanypaidactivity (M = 2.8) and (M = 2, 8), respectively. In relationtothe quota students, thesevalues presentedabove-averagevalues in alldimensionsand, in mostofthem, thehighest rates whencomparedtothe non-quota students, withthehighestaverages in Careerdimensions (M = 3.0) andStudy (M = 2,8) andthat in relationtothepermanence in thecourse, the quota studentshadthehighestpercentage. In viewofthis, wefindthatthe quota studentspresent a betteradaptationtotheautonomythattheuniversityenvironmentdemands, in relationto non-quota students.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80756
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8034476288436740
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-6459-0992
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0506346607081493
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - DIURNO - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_jarios.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.