Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80784
Tipo: Dissertação
Título: Corpo entre arte e educação: crise e criação de sensibilidades no museu
Autor(es): Vasconcelos, Larissa Teixeira Moraes de
Orientador: Costa, Pablo Assumpção Barros
Palavras-chave em português: Arte;Corpo;Educação;Museu;Sensibilidade
Palavras-chave em inglês: Art;Body;Education;Museum;Sensitivity
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Data do documento: 2025
Citação: VASCONCELOS, Larissa Teixeira Moraes de. Corpo entre arte e educação: crise e criação de sensibilidades no museu. 2025. 146 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Como o corpo em processos de arte e educação pode enfrentar a crise da sensibilidade em espaços museais? Existe uma crise gerada por políticas neoliberais que produzem uma série de sintomas que o corpo vem acumulando: ansiedade, apatia, desatenção, esquecimento, bloqueio criativo e esgotamento são provocados a partir dos imperativos da ação que exigem uma produção cotidiana e imediata de atividades. Em crise, o corpo não aguenta mais os regimes de controle que permeiam a imaginação e a criação artística no campo dos museus, mas também da vida. Corpo em crise no museu, criando uma imagem cult de si. Arte-educadores como arte-seguranças na precarização do setor educativo: devemos chamar de educação ou de vigilância? Esta pesquisa é um delírio escrito por meio de bilhetes para trair o tempo. Propõe pensar o museu enquanto disputa, negociação, truque de palavras e imagens que dançam com a imprevisibilidade da vida. O que tem levado a arte a perder sua capacidade de afetar com forças contrárias os sistemas opressores de poder? Como criar outras maneiras de perceber o mundo com um corpo em crise? Em diálogo com a Filosofia da Diferença e com obras e artistas contemporâneos, um jogo perigoso entre crítica e clínica, um balanço tênue entre diagnóstico e fabulação, esta pesquisa investiga e apresenta ações desenvolvidas com teatro/dança/performance entre arte e educação, que operam com a crise da sensibilidade, para gerar em espaços museais sensações que convocam micropolíticas coletivas contra as estruturas de controle.
Abstract: How can the body in art and education processes face the crisis of sensitivity in museum spaces? There is a crisis generated by neoliberal policies that produce a series of symptoms that the body has been accumulating: anxiety, apathy, inattention, forgetfulness, creative block and exhaustion are provoked by the imperatives of action that demand a daily and immediate production of activities. In crisis, the body can no longer withstand the regimes of control that permeate the imagination and artistic creation in the field of museums, but also in life. The body in crisis in the museum, creating a cult image of itself. Art educators as art-security guards in the precariousness of the education sector: should we call it education or surveillance? This research is a delirium written through notes to betray time. It proposes to think of the museum as a dispute, negotiation, trick of words and images that dance with the unpredictability of life. What has led art to lose its capacity to affect oppressive systems of power with forces contrary to them? How can we create other ways of perceiving the world with a body in crisis? In dialogue with the Philosophy of Difference and with contemporary works and artists, a dangerous game between criticism and clinical practice, a tenuous balance between diagnosis and fabrication, this research investigates and presents actions developed with theater/dance/performance between art and education, which operate with the crisis of sensitivity, to generate sensations in museum spaces that call for collective micropolitics against the structures of control.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80784
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0007-2963-3476
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1069527083274901
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-1425-3012
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2352095912659853
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_ltmvasconcelos.pdf6,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.