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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80804
Tipo: | Dissertação |
Título: | Tempos (im)possíveis de ensinar: cartografia das práticas de professores/as diretores/as de turma, pandemia e pós-pandemia |
Título em inglês: | (Im)possible times to teach: a cartography of class teachers’ practices, pandemic and post-pandemic |
Autor(es): | Sousa, Marília Albuquerque de |
Orientador: | Miranda, Luciana Lobo |
Palavras-chave em português: | Escola;Pandemia;Formação de Professores;Cartografia |
Palavras-chave em inglês: | School;Pandemic;Teacher Training;Cartography |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | SOUSA, Marília Albuquerque de. Tempos (im)possíveis de ensinar: cartografia das práticas de professores/as diretores/as de turma, pandemia e pós-pandemia. 2025. 243 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Resumo: | A pandemia da Covid-19 produziu um marco no contexto da educação pública brasileira, desvelando problemáticas antigas e fabricando novas. Assim, os efeitos desse marco temporal da história ainda estão em vias de se materializar, construindo um campo propício para interrogações. No Ceará, desde 2010, os/as Professores/as Diretores/as de Turma são responsáveis por acompanhar uma ou duas turmas, conhecendo-a integralmente. No contexto da pandemia e pós-pandemia esses/as docentes tiveram um aumento de suas atribuições, uma vez que atuaram na busca ativa dos/as estudantes e fortaleceram o vínculo entre escola e alunos/as. Isto posto, a presente pesquisa tem como objetivo geral cartografar as práticas de Professores Diretores de Turma de uma escola pública de Fortaleza/CE no pós-pandemia, desenvolvendo um olhar crítico diante do retorno ao ensino presencial. Quanto aos objetivos específicos, são eles: 1) investigar quais as mudanças impostas pela pandemia a prática de PDTs; 2) construir junto aos professores contornos acerca do que seria a prática de Professores DTs no pós-pandemia; 3) analisar as continuidades e descontinuidades da pandemia nas práticas de professores DTs; 4) produzir um território reflexivo e problematizador a partir da formação de professores. Para isso, realizou-se uma Pesquisa-Intervenção de base cartográfica com Professores/as Diretores/as de Turma, investindo na formação de PDTs através de um Curso de Extensão de 40h com nove (09) docentes de uma escola pública de Fortaleza. buscando construir junto aos professores contornos acerca do que seria a prática de Professores DTs. Através de uma formação perspectivada pela invenção, o Curso de Extensão “Escola, pós-pandemia e promoção de saúde: Formação de Professores Diretores de Turma” surgiu como um dispositivo que proporcionou um espaço-tempo de problematização e de reflexão sobre a prática de PDTs, além de preencher uma lacuna de formação para esses/as profissionais e proporcionar estratégias de Pesquisa-Intervenção com professores/as da escola básica, fortalecendo a relação Escola-Universidade. Os dados foram registrados e produzidos através de diários de campo e da gravação e analisados transversalmente ao processo de pesquisa a partir da análise cartográfica. Quanto às questões éticas, esta pesquisa se insere na pesquisa guarda-chuva “Escola, promoção de saúde e modos de subjetivação em tempos de pandemia” aprovada pelo Conselho de Ética e Pesquisa. Como resultados produzidos pela pesquisa elencamos o analisador guarda-chuva da sobreimplicação docente, visto que esses/as profissionais excessivamente implicados em sua prática produzem um “a mais” de trabalho e vivenciam uma precarização acentuada pelo neoliberalismo e pela pandemia da Covid-19 e seus efeitos no retorno presencial. Em contrapartida a uma perspectiva individualizante de formação, esta pesquisa propôs um dispositivo que enfatiza a coletividade, a troca de experiências e o encontro entre Escola e Universidade. |
Abstract: | The Covid-19 pandemic marked a turning point in Brazilian public education, revealing longstanding issues while also generating new ones. Thus, the effects of this historical moment are still in the process of materializing, creating a fertile ground for inquiry. Started at Ceara in 2010, Class Teachers Directors (CTDs) have been responsible for overseeing one or two classes, engaging with them comprehensively. In pandemic and post-pandemic periods, these teachers experienced an increase in their responsibilities, as they played a crucial role in actively reaching out to students and strengthening the bond between schools and students. Therefore, the present study aims to map the practices of Class Teachers Directors in a public school in Fortaleza, Ceará, during the post-pandemic period, developing a critical perspective on the return to in-person education. The specific objectives are: 1) to investigate the changes imposed by the pandemic on the practice of CTDs; 2) to collaboratively define, alongside teachers, of what practices of CTDs should be in the post-pandemic period; 3) to analyze the continuities and discontinuities of pandemic-related practices among CTDs; 4) to create a reflective and critical space for teacher training. To achieve these objectives, a Cartographic- Based Intervention Research was conducted with CTDs, investing in their professional development through a 40-hour Extension Course with nine (09) teachers from a public school in Fortaleza. The course aimed to collaboratively define the contours of CTD practices in the post-pandemic context. Through a training process oriented toward innovation, the Extension Course “School, Post-Pandemic, and Health Promotion: Training for Class Teachers Directors” emerged as a tool that provided a time-space for problematization and reflection on CTD practices. Additionally, it addressed a gap in professional training for these educators while offering intervention-research strategies with teachers from basic education, strengthening the School-University bond. The data were recorded and produced through field diaries and audio recordings, analyzed transversally throughout the research process using cartographic analysis. Regarding ethical considerations, this study is part of the umbrella research project “School, Health Promotion and Modes of Subjectivation in Pandemic Times”, which was approved by the Ethics and Research Committee. As key findings, the study highlights the phenomenon of teacher over-involvement, where educators, excessively engaged in their work, experience an increased workload and further precarization, exacerbated by neoliberal policies and the effects of the Covid-19 pandemic on the return to in-person education. In contrast to an individualizing perspective on teacher training, this research proposed a device that emphasizes collectivity, experience-sharing, and the connection between School and University. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80804 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/8115489461065310 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/4519037978963137 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGP - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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