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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80822
Type: | Tese |
Title: | Pigmalião das palavras: metaficção em A confissão de Lúcio e em Jogo da cabra cega |
Authors: | Deziderio, Felipe Hélio da Silva |
Advisor: | Siqueira, Ana Marcia Alves |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Metaficção;Narrativa;Estratégia;Composição |
Keywords in English : | Metafiction;Narrative;Strategy;Composition |
Keywords in French : | Métafiction;Narratif;Stratégie;Composition |
Issue Date: | 2025 |
Citation: | DEZIDERIO, Felipe Hélio da Silva. Pigmalião das palavras: metaficção em A confissão de Lúcio e em Jogo da cabra cega. Orientadora: Ana Marcia Alves Siqueira. 2025. 259 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A presente investigação teve por propósito apontar em A confissão de Lúcio (1914), de Mário de Sá-Carneiro, e em Jogo da cabra cega (1934), de José Régio, a presença de um expediente metaficcional, velado na farsa do enredo proposto pelos narradores dessas respectivas obras. Para alcançar essa possibilidade de leitura, esta pesquisa investe no cotejo analítico dos recursos de composição engendrados pelos narradores Lúcio Vaz e Pedro Serra, pontuando-se nesse caminho a manipulação dos dados narrativos efetuados por essas vozes autodiegéticas. No entanto, o reconhecimento dessas estratégias de gerenciamento narrativo não satisfaz o enfoque analítico submetido por esta pesquisa às narrativas apreciadas, uma vez que o horizonte interpretativo perseguido aqui diz respeito à tentativa de descortinar a possibilidade de leitura desses relatos segundo a apreensão do conteúdo metaficcional omitido por esses narradores. Aliado a esse desiderato, figurou como ponto de interesse do presente estudo perscrutar as diferentes estratégias manuseados por Lúcio e por Serra para ocultar na malha diegética o debate a propósito da realização de um texto em linguagem esteticamente trabalhada. Assim, este trabalho busca investir na hipótese de aproximar A confissão de Lúcio e Jogo da cabra cega como obras que escondem, no jogo labiríntico do discurso narrativo, sua constituição de artefato, ou mais propriamente, sua própria natureza ficcional. Para auxiliar a abordagem desses textos, propomos um diálogo com os conceitos operacionais narrativos, travando interlocução com Gèrard Genette (2017), Roland Barthes (2004) e Maurice Blanchot (2011). O debate acerca dos aspectos metaficcionais das obras investigadas recorre aos comentários realizados por Linda Hutcheon (1991) e Patricia Waugh (1985) a propósito das narrativas que discorrem acerca dos próprios mecanismos de composição. |
Abstract: | The purpose of this research was to point out in A confissão de Lúcio (1914), by Mário de Sá- Carneiro, and in Jogo da cabra cega (1934), by José Régio, the presence of a metafictional device, veiled in the farce of the plot proposed by the narrators of these respective works. In order to achieve this possibility of reading, this research invests in the analytical comparison of the compositional resources engendered by the narrators Lúcio Vaz and Pedro Serra, highlighting in this path the manipulation of the narrative data carried out by these autodiegetic voices. However, the recognition of these narrative management strategies does not satisfy the analytical focus submitted by this research to the narratives assessed, since the interpretative horizon pursued here concerns the attempt to unveil the possibility of reading these accounts according to the apprehension of the metafictional content omitted by their narrators. In line with this desideratum, the aim of this study was to examine the different strategies used by Lúcio and Serra to conceal the debate about the production of a text in aesthetically crafted language in the diegetic mesh. Thus, this work seeks to invest in the hypothesis of approaching A confissão de Lúcio and Jogo da cabra cega as works that hide, in the labyrinthine game of narrative discourse, their constitution as artifacts, or more specifically, their own fictional nature. To help compare these texts, we propose a dialogue with the operational narrative concepts, engaging in dialogue with Gèrard Genette (2017), Roland Barthes (2004) and Maurice Blanchot (2011). The debate about the metafictional aspects of the works investigated uses the comments made by Linda Hutcheon (1991) and Patricia Waugh (1985) about the narratives that discuss the mechanisms of composition themselves. |
Abstract in French: | Le but de la présente enquête était de souligner dans A confissão de Lúcio (1914), de Mário de Sá-Carneiro, et dans Jogo da cabra cega (1934), de José Régio, la présence d'un dispositif métafictionnel, voilé dans la farce de l'intrigue proposée par les narrateurs de ces oeuvres respectives. Pour parvenir à cette possibilité de lecture, cette recherche investit dans la comparaison analytique des ressources compositionnelles crées par les narrateurs Lúcio Vaz et Pedro Serra, en mettant en évidence la manipulation des données narratives réalisée par ces voix autodiégétiques. Cependant, la reconnaissance de ces stratégies de gestion narrative ne satisfait pas l’approche analytique proposée par cette recherche aux récits appréciés, puisque l’horizon interprétatif poursuivi ici concerne la tentative de découvrir la possibilité de lire ces rapports selon l’appréhension du contenu métafictionnel omis par leurs narrateurs. Parallèlement à cet objectif, le point d'intérêt de la présente étude était d'examiner les différentes stratégies utilisées par Lúcio et Serra pour cacher dans le maillage diégétique le débat sur la création d'un texte dans un langage esthétiquement élaboré. Ainsi, ce travail cherche à investir dans l'hypothèse de réunir A Confissão de Lúcio et Jogo da cabra cega comme des oeuvres qui cachent, dans le jeu labyrinthique du discours narratif, leur constitution en tant qu'artefact, ou plus exactement, leur propre nature fictionnelle. Pour aider à aborder ces textes, nous proposons un dialogue avec des concepts opérationnels narratifs, en nous engageant avec Gèrard Genette (2017), Roland Barthes (2004) et Maurice Blanchot (2011). Le débat sur les aspects métafictionnels des oeuvres étudiées s’appuie sur les commentaires de Linda Hutcheon (1991) et Patricia Waugh (1985) sur les récits qui discutent des mécanismes de composition eux-mêmes. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80822 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9268659273726121 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9078359441832386 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGLE - Teses defendidas na UFC |
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