Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80908
Type: Tese
Title: Contribuições da educometria para a avaliação do sucesso acadêmico no curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFC
Title in English: Contributions of educometria to the evaluation of academic success in the undergraduate course in electrical engineering at UFC
Authors: Oliveira, Carlos Alex Martins
Advisor: Mota, João César Moura
Co-advisor: Silva, Thomaz Edson Veloso da
Keywords in Brazilian Portuguese : Engenharia Elétrica - Ensino superior;Avaliação da educação superior;Educometria;Evasão universitária;Retenção
Keywords in English : Electrical engineering - College teaching;Assessment of higher education;Educometry;College dropouts;Retention
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Issue Date: 2025
Citation: OLIVEIRA, Carlos Alex Martins. Contribuições da educometria para a avaliação do sucesso acadêmico no curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFC. 2025. 121 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Teleinformática) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceara, Fortaleza, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: A Avaliação Educacional possibilita acompanhar o rendimento acadêmico dos estudantes de graduação e o desempenho das instituições de ensino superior brasileiras, assim como diagnosticar e delinear soluções para mitigar problemas como retenção e evasão. Embora a área da Educação apresente investigações qualitativas sobre os fenômenos do contexto educacional, é possível recorrer aos modelos estatísticos e matemáticos da Educometria para complementar e aprofundar a análise das múltiplas variáveis envolvidas no insucesso e no abandono do curso pelo estudante. Esta pesquisa teve como objetivo explorar a estrutura curricular do curso de graduação em Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia da UFC para identificar as causas subjacentes à retenção e à evasão dos seus estudantes, considerando o lapso temporal de 2015 a 2022, sendo considerado a pandemia. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quantitativa e descritiva, que utilizou técnicas da Educometria como análise de componentes principais (PCA) associada aos grafos e acoplamento de matrizes (CMF). Os resultados mostraram que o insucesso nas disciplinas do núcleo básico é um fator preditor para a retenção e a evasão dos estudantes do curso de graduação em Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia da UFC. Além disso, as evidências destacaram que o insucesso nas disciplinas básicas impacta na capacidade do estudante aplicar os conhecimentos técnico-científicos em situações práticas, o que reforça a necessidade de integrar teoria e prática para promover a educação integral do estudante. Desse modo, foi possível concluir que a estrutura curricular do curso de graduação em Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia da UFC em Fortaleza no período estudado necessitaria ser reformulada, considerando eventualmente a análise feita nesta tese, para articular as disciplinas teóricas e práticas e favorecer a progressão dos estudantes dos semestres iniciais para os semestres subsequentes.
Abstract: Educational Evaluation is essential for monitoring the academic performance of undergraduate students and assessing the effectiveness of Brazilian higher education institutions. It also facilitates the diagnosis of issues related to student retention and dropout rates, allowing for the development of targeted solutions. While qualitative research in education provides insights into various educational phenomena, integrating statistical and mathematical models from Educometrics can enhance the analysis of the numerous factors contributing to student failure and dropout. This research focused on examining the curricular structure of the undergraduate Electrical Engineering program at the UFC Technology Center, aiming to identify the root causes of student retention and dropout from 2015 to 2022. It employed an applied research methodology with a quantitative and descriptive approach, utilizing Educometrics techniques such as principal component analysis (PCA) in conjunction with graph and coupled matrix factorization (CMF). The findings revealed that failure in core disciplines is a significant predictor of retention and dropout among students in the undergraduate Electrical Engineering program. Moreover, the evidence indicated that difficulties in fundamental disciplines adversely affect students' abilities to apply technical and scientific knowledge in practical contexts. This highlights the necessity of integrating theoretical and practical contents within the curriculum to foster integral education. In conclusion, the curricular structure of the undergraduate Electrical Engineering program at the UFC Technology Center in Fortaleza in force during the period studied needed to be reformulated, possibly taking into account the analysis made in this thesis, to articulate the theoretical and practical disciplines and favor the progression of students from the initial semesters to subsequent ones.
Description in Brazilian Portuguese: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80908
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6299081349086959
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9890-2982
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3534665149331526
Co-advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/8425420448319365
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DETE - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_tese_camoliveira.pdfTese2,28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.