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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80914
Tipo: | Dissertação |
Título: | Língua bruta: escuta às vozes na vibração da carne |
Autor(es): | Dialla Xavier Moreira, Loreta |
Orientador: | Oliveira Junior, Antonio Wellington de |
Palavras-chave em português: | Corpo;Língua;Sonoridades Vocais;Processos de Criação;Práticas Artísticas Transdisciplinares |
Palavras-chave em inglês: | Body;Language;Vocal Sounds;Creation Process;Transdisciplinary Artistic Practices |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | MOREIRA, Loreta Dialla Xavier. Língua bruta: escuta às vozes na vibração da carne. 2025. 105 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa se dedica a movimentos de escavação do corpo na busca por manifestações sonoras vocais que caracterizam um estado pré-semântico da linguagem. A investigação toma o corpo como espaço fônico e matéria da experiência para apresentar metodologias e agenciamentos poéticos que conduzem a voz e a palavra à uma exploração da língua em seu estado bruto. Em seu fluxo dissertativo, a pesquisa expõe um texto tramado na articulação datríade pensamento-corpo-experiência, tecendo uma leitura entre escrita, escuta e gestos de composição que transitam entre processos de criação e obra artística a partir de relatos de cena, da sala de ensaio, do estúdio e de outras vivências que marcam práticas artísticas transdisciplinares. Com um recorte de trajetória que concentra produções realizadas entre 2014 e 2022, parte da investigação apresenta obras realizadas nas linguagens do teatro, da música e da arte sonora, como os trabalhos: Diga que você está de acordo! MÁQUINAFATZER (2014), Nossos Mortos (2018), Escaravelho (2019) e Lacrimal (2022). Além das ações desenvolvidas durante o percurso do mestrado como os treinos laboratoriais e as interlocuções artísticas do projeto Língua e Rumor. Pesquisa realizada junto ao Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte-LICCA. (UFC/DGE-CNPq). |
Abstract: | This research is dedicated to excavation movements of the body in search for vocal sounds manifestations that characterize a pre-semantic state of language. The investigation takes the body as a phonic space and material of experience to present methodologies and poetic agencies that lead the voice and the word to an exploration of language in its raw state. In its dissertation flow, the research exposes a text woven into the articulation of the thought-body-experience triad, weaving a reading between writing, listening and compositional gestures that move between processes of creation and artistic work based on reports of the scene, the rehearsal room, the studio and other experiences that mark transdisciplinary artistic practices. With a trajectory that concentrates productions carried out between 2014 and 2022, part of the investigation presents works created in the languages of theater, music and sound art, such as the works: Diga que você está de acordo! MÁQUINAFATZER (2014), Nossos Mortos (2018), Escaravelho (2019) and Lacrimal (2022). It also takes into consideration actions developed during the master's degree, such as laboratory training and artistic dialogues of the Língua e Rumor project. Research carried out at the aboratory for Research into the Body, Communication and Art-LICCA (UFC/DGE-CNPq) |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80914 |
ORCID do(s) Autor(es): | 0009-0004-3668-849X |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/4024678824277816 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-0782-717X |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/5419260227870704 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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