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Tipo: Dissertação
Título: Processo de ensino e aprendizagem multiprofissional entre residentes para treinamento de simulação clínica em eclâmpsia
Autor(es): Figueiredo, Elfie Tomaz
Orientador: Peixoto, Raquel Autran Coelho
Palavras-chave em português: Simulação de paciente;Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade;Equipe de Assistência ao Paciente;Mortalidade Materna;Eclampsia
Palavras-chave em inglês: Patient Simulation;Patient Care Team;Eclampsia;High Fidelity Simulation Training;Maternal Mortality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL
Data do documento: 2023
Citação: FIGUEIREDO, Elfie Tomaz. Processo de ensino e aprendizagem multiprofissional entre residentes para treinamento de simulação clínica em eclâmpsia. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Mulher e da Criança) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/80936. Acesso em: 21 maio 2025.
Resumo: Objetivo: Avaliar desempenho e percepções de residentes em cenário de simulação clínica de atendimento multiprofissional a gestante com eclampsia.Métodos: Estudo observacional transversal quantitativo e qualitativo realizado no Centro de Simulação do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, com participação de médicos e enfermeiros residentes, por amostragem por conveniência, entre novembro de 2020 e janeiro de 2021. Houve estruturação de um cenário de simulação em emergência obstétrica de Eclampsia, seguida de avaliação da satisfação, autoconfiança e desempenho dos residentes, além do design do cenário. Os áudios do debriefing foram transcritos para análise de conteúdo em categorias temáticas pelo método de Bardin. Os dados numéricos foram organizados em planilha no Excel, com cálculo da média e desvio padrão. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres Humanos. Resultados: Houve treinamento simulado de 43 participantes, em 14 equipes multiprofissionais sobre eclampsia, com duração de 15 minutos. Observou-se desempenho inferior em mais de 11 equipes, em componentes variados (prevenção de traumas e proteção da língua, suspensão do sulfato + gluconato de cálcio, hidantalização e higiene das mãos) do checklist estruturado aplicado. A média da satisfação, da autoconfiança e do design do cenário foi de 4. Houve diferença na percepção entre residentes de medicina e de enfermagem em relação ao subitem “Apoio” e ao “Feedback/reflexão”. Foram elencadas as seguintes categorias temáticas: percepções iniciais e as sensações experimentadas; inconsistências do cenário: real versus simulado; simulação como ferramenta de aprendizado; comunicação e liderança; educação multiprofissional e conhecimentos adquiridos. Conclusão: Lacunas importantes no desempenho das equipes de residentes foram evidenciadas. A satisfação e autoconfiança com a metodologia foram homogêneas entre os participantes, com valorização de seu aspecto multiprofissional. Houve divergência entre os residentes de enfermagem e medicina em relação ao design da simulação.
Abstract: Objective: To evaluate the performance and perceptions of residents in a scenario of clinical simulation of multidisciplinary care for pregnant women with eclampsia. Methods: Quantitative and qualitative cross-sectional observational study carried out at the Simulation Center of the Hospital Complex of the Federal University of Ceara, with the participation of resident physicians and nurses, by convenience sampling, between November 2020 and January 2021. A simulation was structured in obstetric emergency of eclampsia, followed by assessment of satisfaction, self-confidence and performance of residents, in addition to the design of the scenario. The debriefing audios were transcribed for content analysis in thematic categories using Bardin's method. Numerical data were organized in an Excel spreadsheet, with the mean and standard deviation calculated. The project was submitted and approved by the Ethics Committee for Research with Human Beings. Results: There was a 15 minutes simulation practiceon eclampsia for 43 participants, in 14 multidisciplinary teams. More than 11 teams showed lower performance of the applied structured checklist in different components such as trauma prevention and tongue protection, suspension of sulfate + calcium gluconate, hydatalization and hand hygiene. The average for satisfaction, self-confidence and scenario design was 4. The perception between medical and nursing residents in relation to “Support” and “Feedback/reflection” was different. The following thematic categories were listed: initial perceptions and experienced sensations; scenario inconsistencies: real versus simulated; simulation as a learning tool; communication and leadership; multidisciplinary education and acquired knowledge. Conclusion: Important gaps in the performance of the resident teams were evidenced. Satisfaction and self-confidence with the methodology were homogeneous among the participants, with emphasis on its multidisciplinary aspect. There was disagreement between nursing and medical residents regarding the design of the simulation.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80936
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4250040452710325
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-2998-2779
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2859195772390069
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MPSMC - Dissertações defendidas na UFC

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