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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80956
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Análise dos impactos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sobre a Agricultura Familiar no Brasil |
Título em inglês: | Analysis of the impacts of the National School Feeding Program (PNAE) on Family Farming in Brazil |
Autor(es): | Ipolito, Antonia Leudiane Mariano Costa, Edward Martins Guimarães, Daniel Barboza Irffi, Guilherme Diniz Khan, Ahmad Saeed |
Palavras-chave em português: | PNAE;impacto;receita da agricultura familiar;RDD |
Palavras-chave em inglês: | PNAE;impacts;family farm income;RDD |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS |
Data do documento: | 2025 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista de Economia e Sociologia Rural |
Citação: | IPOLITO, Antonia Leudiane Mariano; COSTA, Edward Martins; GUIMARÃES, Daniel Barboza; IRFFI, Guilherme Diniz; KHAN, Ahmad Saeed. Análise dos impactos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sobre a Agricultura Familiar no Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 63, p. 1-22, 2025. |
Resumo: | Políticas públicas voltadas ao incentivo da agricultura familiar têm crescido bastante. Um dos fatores que representa esse avanço foi a reformulação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que, por meio da Lei 11.947 de 2009, determinou que 30% dos recursos destinados à compra de alimentos escolares repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao PNAE devem ser utilizados na compra de alimentos oriundos da agricultura familiar. Desse modo, o PNAE passa a ter, dentre seus objetivos, o incentivo à agricultura familiar. Em razão da importância do programa, o presente estudo analisa o impacto do PNAE sobre a receita dos estabelecimentos de agricultura familiar e verifica os efeitos heterogêneos entre as regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste). Para tanto, foi utilizada a abordagem do desenho de regressão descontínua (RDD), a partir de dados do FNDE e do Censo Agropecuário do ano de 2017. Os resultados para o Brasil evidenciam um impacto positivo na receita dos estabelecimentos de agricultura familiar. A análise para as regiões, entretanto, aponta que ainda existem fragilidades a serem tratadas com vistas à ampliação dos efeitos advindos do PNAE. |
Abstract: | Public policies aimed at encouraging family farming have grown significantly. One of the factors that represents this progress was the reformulation of the National School Feeding Program (PNAE), which, through Law 11,947 of 2009, determined that 30% of the resources allocated to the purchase of school meals transferred by the National Fund for the Development of Education (FNDE) to the PNAE must be used to purchase food from family farming. Thus, the PNAE now has among its objectives the encouragement of family farming. Due to the importance of the program, this study analyzes the impact of the PNAE on the revenue of family farming establishments and verifies the heterogeneous effects among the Brazilian regions (North, Northeast, Southeast, South and Central-West). To this end, the regression discontinuous design (RDD) approach was used, based on data from the FNDE and the 2017 Agricultural Census. The results for Brazil show a positive impact on the revenue of family farming establishments. The analysis for the regions, however, indicates that there are still weaknesses to be addressed with a view to expanding the effects arising from the PNAE. |
URL do documento: | https://revistasober.org/article/doi/10.1590/1806-9479.2025.289972 |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80956 |
ISSN: | 0103-2003 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0002-4625-4474 https://orcid.org/0000-0002-9187-8534 https://orcid.org/0000-0002-3558-7628 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/8132763986254099 http://lattes.cnpq.br/0194745511728002 http://lattes.cnpq.br/6828074660239797 http://lattes.cnpq.br/8821559850261716 http://lattes.cnpq.br/3198350508846033 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DEA - Artigos publicados em revista científica |
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