Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81069
Tipo: TCC
Título : A indissociabilidade do cuidar e educar na educação infantil: por uma pedagogia dos cuidados
Título en inglés: The indissociability of care and education in early childhood education: for a pedagogy of care
Autor : Freitas, Rebeca Rocha
Tutor: Pinto, Georgia Albuquerque de Toledo
Palabras clave en portugués brasileño: Educação infantil;Cuidar;Educar;Infância
Palabras clave en inglés: Early childhood education;Care;Education;Childhood
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2024
Citación : FREITAS, Rebeca Rocha. A indissociabilidade do cuidar e educar na educação infantil: por uma pedagogia dos cuidados. 2024. 67 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo tem o objetivo de analisar a relação entre cuidar e educar como ações indissociáveis na educação infantil, tal como está na legislação que, hoje, a normatiza. Dentre os autores pesquisados para fundamentar este trabalho, destacam-se a Ariès (1978), Falk (2010), Libardi e Castro (2017), Carmo e Cintra (2017) e a Legislação Brasileira de Educação. A metodologia utilizada foi a pesquisa analítica documental realizada a partir de editais para seleção e concursos de assistentes e de professores na cidade de Fortaleza. Após o levantamento dos dados, foi realizada a análise documental e comparativa que busca entender, nas atribuições de cada profissional da educação infantil, a indissociabilidade entre o cuidar e o educar. As conclusões mais relevantes apontam para a dificuldade de conseguir, na prática, a indissociabilidade entre o cuidar e o educar, uma vez que cada um dos processos está sendo realizado por atores diferentes e com orientações diferentes em relação às suas atribuições, fazendo, assim, a dissociação entre o cuidar e o educar.
Abstract: This study aims to analyze the relationship between care and education as inseparable actions in early childhood education, as established by current legislation. Among the authors referenced to support this work are Ariès (1978), Falk (2010), Libardi and Castro (2017), Carmo and Cintra (2017), and Brazilian Education Laws. The methodology employed was analytical documental research based on public notices for the selection and hiring of teaching assistants and teachers in the city of Fortaleza. After data collection, a comparative documentary analysis was conducted to examine how the inseparability of care and education is reflected in the roles of early childhood education professionals. The most significant findings highlight the practical challenges of achieving this inseparability, as each process is carried out by different actors with distinct guidelines regarding their responsibilities, thereby reinforcing a dissociation between care and education.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81069
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/8975359784018659
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9494976580342305
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - DIURNO - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_tcc_rrfreitas.pdf3,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.