Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81089
Type: Dissertação
Title: Desvirtuantes: as mulheres e o medo nas narrativas góticas de Júlia Lopes de Almeida
Authors: Farias, Ana Raquel da Costa
Advisor: Siqueira, Ana Marcia Alves
Keywords in Brazilian Portuguese : Júlia Lopes de Almeida;Feminino;Literatura de medo;Literatura brasileira;Monstruosidade
Keywords in English : Femininity;Fear literature;Brazilian literature;Monstrosity
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Issue Date: 2025
Citation: FARIAS, Ana Raquel da Costa. Desvirtuantes: as mulheres e o medo nas narrativas góticas de Júlia Lopes de Almeida. Orientadora: Ana Marcia Alves Siqueira. 2025. 110 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: As mulheres estão presentes em célebres pinturas expostas nos maiores museus do mundo e nas páginas de obras literárias tão antigas quanto a própria escrita. No entanto, levaram séculos para conquistar o reconhecimento como autoras e criadoras de suas próprias histórias. Impedidas de exercer autonomia sobre o ato de criar, as mulheres são geralmente fadadas a uma existência de sacrifícios e servidão. No contexto da literatura de medo, a recusa desse destino a posiciona como bruxa, demônio, sereia ou medusa. Quando tentam contar suas próprias versões das histórias, suas vozes são frequentemente silenciadas, e suas histórias apagadas, perpetuando a lógica que a restringe ao papel de inspiração ou instrumento, nunca ao de autora de sua própria criação. Diante do apagamento histórico que marginalizou a escrita feminina, esta pesquisa revisita os percursos da literatura de medo no Brasil, tomando Noite na Taverna (1855) como ponto de partida, obra que exemplifica o cânone masculino e seus paradigmas de representação do feminino enquanto monstruoso. Em seguida, busca destacar a importância das autoras para a construção de novas perspectivas narrativas. Para tal, investiga as representações do medo e do feminino na literatura brasileira do século XIX, com enfoque na obra de Júlia Lopes de Almeida, uma das mais relevantes autoras de sua época. Desse modo, a análise centra-se nos contos “A Nevrose da Cor”, “Os Porcos” e “O Caso de Ruth”, da antologia Ânsia Eterna (1903), para examinar como as personagens femininas da autora carioca subvertem papéis tradicionais, tensionando as convenções patriarcais e ressignificando o protagonismo no gênero. A partir de uma abordagem teórica interdisciplinar, o estudo dialoga com Júlio França (2022) e Ana Paula Araújo dos Santos (2022) para o entendimento do gótico, Jeffrey Jerome Cohen (2000) sobre a monstruosidade, e Mary Del Priore (2009) e Norma Telles (2022) para a análise histórica do feminino. O trabalho propõe que a escrita de Júlia articula elementos do imaginário gótico universal, recriando-os com especificidades brasileiras, e utiliza a literatura de medo não como escapismo, mas como um instrumento de reflexão e enfrentamento crítico das tensões culturais e sociais da jovem república brasileira.
Abstract: Women are present in famous paintings displayed in the world's greatest museums and in the pages of literary works as ancient as writing itself. However, it took centuries for them to gain recognition as authors and creators of their own stories. Deprived of autonomy over the act of creation, women have often been doomed to a life of sacrifice and servitude. In the context of fear literature, rejecting this fate positions them as witches, demons, sirens, or Medusas. When they attempt to tell their own versions of stories, their voices are frequently silenced, and their narratives erased, perpetuating the logic that confines them to the role of inspiration or instrument, never that of the author of their own creation. Faced with the historical erasure that marginalized women's writing, this research revisits the trajectories of fear literature in Brazil, taking Noite na Taverna (1855) as a starting point—an emblematic work of the male canon that exemplifies paradigms of female representation as monstrous. It then seeks to highlight the importance of female authors in constructing new narrative perspectives. To this end, it investigates representations of fear and femininity in 19th-century Brazilian literature, focusing on the work of Júlia Lopes de Almeida, one of the most significant authors of her time. Thus, the analysis centers on the short stories “A Nevrose da Cor,” “Os Porcos,” and “O Caso de Ruth” from the anthology Ânsia Eterna (1903), examining how the female characters created by the Brazilian author subvert traditional roles, challenge patriarchal conventions, and redefine protagonism within the genre. Using an interdisciplinary theoretical approach, this study engages with Júlio França (2022) and Ana Paula Araújo dos Santos (2022) on Gothic literature, Jeffrey Jerome Cohen (2000) on monstrosity, and Mary Del Priore (2009) and Norma Telles (2022) on the historical analysis of femininity. The study argues that Júlia’s writing incorporates elements of the universal Gothic imagination, reinterpreting them with Brazilian specificities, and employs fear literature not as escapism but as a tool for critical reflection and confrontation of the cultural and social tensions of the young Brazilian republic.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81089
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9161182816190977
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3454-3359
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9078359441832386
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_dis_arcfarias.pdf16,98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.