Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81120
Type: Dissertação
Title: Análise dos fundamentos pedagógicos da política de formação continuada de professores do município de Maranguape-CE
Authors: Freire, Antonio Gildázio de Andrade
Advisor: Porto, Bernadete de Souza
Keywords in Brazilian Portuguese : Formação continuada;Maranguape-CE;Ensino Fundamental;Pressupostos pedagógicos
Keywords in English : Continuing training;Elementary School;Pedagogical assumptions
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Issue Date: 2024
Citation: FREIRE, Antonio Gildázio de Andrade. Análise dos fundamentos pedagógicos da política de formação continuada de professores do município de Maranguape-CE. 2024. 147 f. Dissertação (Mestre em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este estudo apresenta como objeto os pressupostos pedagógicos que embasam a política de formação continuada dos professores do município de Maranguape-CE. Realizado no decurso do não de 2023, emerge da necessidade de ampliar as discussões em torno das problemáticas da formação de professores, neste caso, da formação continuada. Tem como questão-base de pesquisa: Quais são os pressupostos pedagógicos da Política de Formação Continuada dos professores de Maranguape-CE? Seu objetivo geral é analisar os pressupostos pedagógicos da Formação Continuada dos Professores do Município de Maranguape-CE. São objetivos Específicos: 1) descrever a concepção de formação continuada presente na política de formação de Maranguape-CE; 2) analisar a política de formação de professores de Maranguape-CE com base nos documentos do município. A pesquisa traz como perspectiva a reflexão sobre as bases pedagógicas que sustentam as práticas da formação continuada, ou seja, se estão fundamentadas em princípios mais individualistas ou colaborativos ou, ainda, técnicos, práticos ou críticos, o que leva este estudo a identificar se estes fundamentos contribuem para uma educação progressista e emancipatória ou se corroboram com uma educação que preza pelo pragmatismo que atende aos interesses neoliberais. Temos como principais fontes de análise para fundamentação deste estudo, sobre a categoria formação continuada de professores, os escritos de Davis (2011 e 2012); Diniz-Pereira (2014); Freire (2018); Gatti (2017); Imbernón (2010), Lima (2002); Moreira (2003); Pimenta e Ghedin (2002); Saviani (2009), entre outros. Para a categoria ensino fundamental, recorremos à literatura de Franco, Alves e Bonamino (2007) Flach (2015), Oliveira (2007), além de outras colaborações. Com base em uma abordagem qualitativa (Lüdke e André, 1986) da pesquisa em educação, em que as interpretações são mais valorizadas que as ideias preconcebidas, este trabalho optou por uma pesquisa bibliográfica e documental, por meio das quais realizamos uma análise interpretativa da política de formação de professores e das diretrizes educacionais do município de Maranguape/Ce. Como resultado principal, com base nas pesquisas feitas na literatura disponível sobre a temática, bem como na análise dos documentos do município pesquisado, depreende-se que a Política de Formação Continuada de Professores está ligada mais a uma prática técnica que corrobora com a pedagogia baseada no desempenho de competências e habilidades, em atendimento aos organismos internacionais e.ao sistema capitalista, distanciando-se da real necessidade dos docentes e dos estudantes, fato que evidencia-se com base nas análises documentais que norteiam o processo de formação continuada do município. Tais evidências ora surgem explícitas nos documentos, quando coloca como centralidade a busca pelos resultados notadamente das avaliações externas, ora latentes ao se referir, conceitualmente, a uma ideia progressista de educação, no entanto, em termos práticos, voltam-se à busca incessante por resultados em que as metodologias se dão com viés técnico e pragmático.
Abstract: This study presents as its object the pedagogical assumptions that underpin the policy of continuing education for teachers in the municipality of Maranguape-CE. Carried out during the year 2023, it emerges from the need to expand discussions around the issues of teacher education, in this case, continuing education. Its basic research question is: What are the pedagogical assumptions of the Continuing Education Policy for teachers in Maranguape-CE? Its general objective is to analyze the pedagogical assumptions of the Continuing Education for Teachers in the Municipality of Maranguape-CE. The specific objectives are: 1) to describe the concept of continuing education present in the training policy of Maranguape-CE; 2) to analyze the teacher training policy of Maranguape-CE based on the municipality's documents. The research brings as a perspective the reflection on the pedagogical bases that support the practices of continuing education, that is, whether they are based on more individualistic or collaborative principles or, even, technical, practical or critical, which leads this study to identify whether these foundations contribute to a progressive and emancipatory education or whether they corroborate with an education that values pragmatism that serves neoliberal interests. We have as main sources of analysis to support this study, on the category of continuing education for teachers, the writings of Davis (2011 and 2012); Diniz-Pereira (2014); Freire (2018); Gatti (2017); Imbernón (2010), Lima (2002); Moreira (2003); Pimenta and Ghedin (2002); Saviani (2009), among others. For the elementary education category, we used the literature of Franco, Alves and Bonamino (2007), Flach (2015), Oliveira (2007), and other collaborations. Based on a qualitative approach (Lüdke and André, 1986) to education research, in which interpretations are more valued than preconceived ideas, this work opted for bibliographic and documentary research, through which we carried out an interpretative analysis of the teacher training policy and educational guidelines of the municipality of Maranguape/CE. As a main result, based on the research done in the available literature on the subject, as well as on the analysis of the documents of the municipality studied, it is inferred that the Continuing Teacher Training Policy is linked more to a technical practice that corroborates the pedagogy based on the performance of skills and abilities, in compliance with international organizations and the capitalist system, distancing itself from the real needs of teachers and students, a fact that is evidenced based on the documentary analyses that guide the continuing education process of the municipality. Such evidence sometimes appears explicitly in the documents, when the search for results, notably from external evaluations, is central, sometimes latent when referring, conceptually, to a progressive idea of education, however, in practical terms, it turns to the incessant search for results in which methodologies are given with a technical and pragmatic bias.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81120
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5704916460605225
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6363268957802414
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_dis_agafreire.pdf850,68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.