Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81166
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLeopoldino, Claudio Bezerra-
dc.contributor.authorVieira, Radja Virginia Araujo-
dc.date.accessioned2025-06-03T17:56:30Z-
dc.date.available2025-06-03T17:56:30Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationVIEIRA, Radja Viginia Araújo. A análise do senso de pertencimento dos funcionários home Office nas organizações em que atuam. 2024. 52 f. Monografia (Graduação em Administração) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81166-
dc.description.abstractThe increasing prevalence of remote work has brought to light the necessity of understanding its impact on organizational culture, particularly concerning employees' sense of belonging within a company. This study aims to identify how telework influences employees' perceptions of their organization. By analyzing the sense of belonging among remote workers, the research seeks to understand how this work modality affects the bond between employees and the company. The importance of this study is justified by the need to provide a foundation for human resources teams to manage organizational culture more effectively in remote work environments. The objectives include analyzing the challenges and benefits perceived by remote employees, identifying factors influencing their sense of belonging, and investigating the impact of this sense of belonging on the productivity of remote workers. The research employed a qualitative data collection method, using semi-structured interviews. The findings reveal that remote employees require more intimate attention from the company to feel a sense of belonging, necessitating greater effort and closer relationships to truly integrate employees into the organization. Results indicate that a strong sense of belonging is crucial for companies with remote workforces, as it not only enhances employee retention and connection to the organization but also boosts productivity. Based on the literature review and obtained results, it is recommended that organizations strive to identify and foster a sense of belonging among their employees, particularly those working remotely.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA análise do senso de pertencimento dos funcionários home Office nas organizações em que atuampt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO home office vem sendo uma pauta cada vez mais presente, diante disso tornou-se necessário identificar a influência do crescimento do teletrabalho no que se diz respeito ao senso de pertencimento dos funcionários na empresa. É necessário identificar se há influência em como o funcionário vê a organização. O presente estudo realiza uma análise do senso de pertencimento de funcionários que trabalham em empresas diferentes, contudo todos em regime de home office, visando compreender como essa modalidade de trabalho afeta a relação entre os colaboradores e a empresa. A pesquisa tem importância justificada pela necessidade de gerar base para a equipe de recursos humanos agir de forma mais inteligente sobre a gestão da cultura organizacional nas instituições que atuam no teletrabalho. Os objetivos consistem em analisar os desafios e benefícios percebidos pelos funcionários no home office, identificar os fatores que influenciam o sentimento de pertencimento dos funcionários remotos e investigar a influência do sentimento de pertencimento na produtividade dos funcionários em regime de home office. Tratou-se de um levantamento de dados, com natureza qualitativa, no qual o método de coleta foi uma entrevista semiestruturada. A partir das 7 entrevistas realizadas foi possível identificar que os funcionários que atuam remotamente, necessitam de uma atenção mais íntima da empresa.A partir delas, foram identificados benefícios de um senso de pertencimento aflorado e desafios de uma empresa com o senso de pertencimento fraco, além de elencar fatores que influenciam no senso de pertencimento. Os resultados obtidos indicam que o senso de pertencimento é fundamental para as empresas que atuam home office tendo em vista que ele além de aproximar e reter mais o funcionário da organização também é capaz de auxiliar no aumento da produtividade. A partir da revisão literária e dos resultados obtidos, recomenda-se que as organizações se empenhem em identificar e aflorar o senso de pertencimento em seus funcionários, principalmente aqueles que atuam a distância.pt_BR
dc.subject.ptbrhome officept_BR
dc.subject.ptbrsenso de pertencimentopt_BR
dc.subject.ptbrcultura organizacionalpt_BR
dc.subject.ptbrteletrabalhopt_BR
dc.subject.enhome officept_BR
dc.subject.ensense of belongingpt_BR
dc.subject.enorganizational culturept_BR
dc.subject.enteleworkpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
local.date.available2024-
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_tcc_rvavieira.pdf325,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.