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Tipo: TCC
Título: Controle Data-Driven: projeto de controlador utilizando o método VRFT aplicado ao controle de velocidade em motor de indução
Autor(es): Queiroz, João Vitor Rodrigues
Orientador: Correia, Wilkley Bezerra
Palavras-chave em português: Controle e sistemas;Modelos de Referência;Referência Virtual;Data-driven
Palavras-chave em inglês: Data-Based Control;VRFT;Control and Systems;Virtual Reference;Robustness;Reference Models
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Data do documento: 2025
Citação: QUEIROZ, João Vitor Rodrigues. Controle Data-Driven: projeto de controlador utilizando o método VRFT aplicado ao controle de velocidade em motor de indução. 2025. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Este trabalho apresenta a implementação do método Virtual Reference Feedback Tuning (VRFT), uma abordagem data-driven para o ajuste de um controlador Proporcional-Integral (PI) dis creto, aplicado a um motor de indução trifásico. O estudo é conduzido por meio de ensaios experimentais realizados em uma bancada de laboratório, permitindo a avaliação prática do desempenho do controlador frente a diferentes modelos de referência de primeira ordem. Os ensaios consideram perturbações em degrau e senoidais, possibilitando uma análise comparativa do erro acumulado (Integral Absolute Error (IAE)) e da variação total do controle (Total Variation (TV)). Os resultados demonstram que a escolha do modelo de referência influencia diretamente a robustez do controle e a rejeição de perturbações, destacando a necessidade de um compromisso entre estabilidade, tempo de resposta e esforço de controle na sintonia do controlador.
Abstract: This work presents the implementation of the Virtual Reference Feedback Tuning (VRFT) method, a data-driven approach for tuning a discrete PI controller, applied to a three-phase induction motor. The study is conducted through experimental tests performed in a laboratory bench, allowing a practical evaluation of the controller’s performance against different first-order reference models. The tests consider step and sinusoidal disturbances, enabling a comparative analysis of the integral of absolute error (IAE) and total variation of control (TV). The results demonstrate that the choice of the reference model directly influences the control robustness and disturbance rejection, highlighting the need for a trade-off between stability, response time, and control effort in controller tuning.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81199
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0003-3274-2546
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/5712157455033299
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-1319-3246
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3485468084858036
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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