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Type: Dissertação
Title: Desvios recorrentes de regência verbal na produção textual de alunos do 9º ano do ensino fundamental: implicações textual-discursivas
Authors: Moraes, Antônio Tavares de
Advisor: Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos
Keywords in Brazilian Portuguese : Ensino de Língua Portuguesa;Desvios de regência verbal;Produção textual
Keywords in English : Portuguese language teaching;Verbal regency deviations;Textual production
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Issue Date: 2025
Citation: MORAES, Antônio Tavares de. Desvios recorrentes de regência verbal na produção textual de alunos do 9º ano do ensino fundamental: implicações textual-discursivas. 2025. 204 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo central desta pesquisa é analisar os desvios de regência verbal presentes na produção escrita de alunos do 9o ano do Ensino Fundamental, considerando suas implicações textuais e discursivas. O estudo foi realizado em 2025, na Escola Professora Maria Antonézia Meireles e Sá, da rede pública da Prefeitura de Fortaleza, de modo a possibilitar que o professor, por meio dos dados levantados, possa avaliar o comprometimento do contexto comunicativo frente aos desvios da Língua Portuguesa. Para a análise desses desvios de regência verbal, foram utilizados os gêneros textuais dissertativo-argumentativo, carta pessoal, artigo de opinião, crônica e poema, uma vez que fazem parte do conteúdo programático do livro adotado pela escola. Especificamente, o gênero dissertativo-argumentativo foi escolhido por estar contemplado em uma das propostas de redação do concurso do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Os dados da pesquisa foram gerados a partir de uma coletânea de textos escritos por 31 alunos, envolvendo diferentes gêneros, que resultaram em um total de 155 produções. Esse material foi representado graficamente para possibilitar uma análise quantitativa. Os resultados evidenciam que a pesquisa foi positiva e oportuna, tendo em vista que foram identificados 595 casos de desvios de regência verbal. Diante desse resultado, o professor passa a dispor de subsídios para propor intervenções didático-pedagógicas, como atividades específicas, com o objetivo de reduzir ou mesmo eliminar tais fenômenos linguísticos nos textos produzidos por alunos do 9o ano do Ensino Fundamental, anos finais.
Abstract: The central objective of this research is to analyze verb agreement deviations in the written production of 9th-grade students in Elementary School: discursive textual implications, applied in the year 2025 at Escola Professora Maria Antonézia Meireles e Sá, a public school in Fortaleza municipal network. The goal is to enable the teacher, through the data collected, to assess how communicative context is affected by deviations from standard Portuguese. To analyze these verb agreement deviations, the researcher works with argumentative essays, personal letters, opinion articles, chronicles, and poems, as these are the text types included in the curriculum of the textbook adopted by the school. Specifically, the argumentative essay was chosen because it is one of the writing assignments in the entrance exam for the Federal Institute of Ceará (IFCE). The research data were generated from a collection of texts written by 31 students, involving diferente textual genres, resulting in a total of 155 texts. These were represented graphically for a quantitative analysis. The results show that the research was both positive and timely, as 687 cases of verb agreement deviations were identified. Based on this outcome, the teacher now has the means to implement didactic-pedagogical interventions, such as targeted activities, to reduce or even eliminate the linguistic phenomena related to verb syntax deviations in the texts produced by 9th-grade students in the final years of Elementary School.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82772
Author's ORCID: https://orcid.org/0009-0007-9574-6129
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2374956274342703
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2244-5268
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/8963807719936578
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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