Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10021
Title in Portuguese: (Pseudo) indivíduo e indústria cultural contemporânea
Author: Severiano, Maria de Fátima Vieira
Keywords: Individualismo
Indústria cultural
Ideologia contemporânea
Issue Date: 2000
Publisher: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citation: Severiano, M. F. V. (2000)
Abstract in Portuguese: Em face da atual celebração, principalmente por parte dos media, de um "individualismo" predominante referido aos ideais do consumo, como forma de realização pessoal e aquisição de uma individualidade dita "plural" e "diversificada" investigamos, neste estudo, alguns elementos da crítica frankfurtiana, em especial, o posicionamento teórico de Adomo quanto à indústria cultural e à relação sujeito-objeto, evidenciando aqueles elementos da crítica adomiana que se revelam ainda de grande pertinência à análise do fetichismo do objeto de consumo em nossa contemporaneidade. Trabalhamos com alguns conceitos fundamentais de A Dialética do Esclarecimento (Adomo e Horkheimer) e com a categoria de "Sociedade Unidimensional" (Marcuse), chegando a conclusão de que a Indústria cultural contemporânea continua a ser presidida por processos de "pseudoindividuaçao", evidenciada na atual atitude de adesão fetichizada dos homens à "lógica do mercado".
Description: SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira. (Pseudo) indivíduo e indústria cultural contemporânea. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.31, n.1, 2000, p.95-109.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10021
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Appears in Collections:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2000_art_fseveriano.pdf13,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.