Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10021
Tipo: Artigo de Periódico
Título: (Pseudo) indivíduo e indústria cultural contemporânea
Autor(es): Severiano, Maria de Fátima Vieira
Palavras-chave: Individualismo;Indústria cultural;Ideologia contemporânea
Data do documento: 2000
Instituição/Editor/Publicador: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: Severiano, M. F. V. (2000)
Resumo: Em face da atual celebração, principalmente por parte dos media, de um "individualismo" predominante referido aos ideais do consumo, como forma de realização pessoal e aquisição de uma individualidade dita "plural" e "diversificada" investigamos, neste estudo, alguns elementos da crítica frankfurtiana, em especial, o posicionamento teórico de Adomo quanto à indústria cultural e à relação sujeito-objeto, evidenciando aqueles elementos da crítica adomiana que se revelam ainda de grande pertinência à análise do fetichismo do objeto de consumo em nossa contemporaneidade. Trabalhamos com alguns conceitos fundamentais de A Dialética do Esclarecimento (Adomo e Horkheimer) e com a categoria de "Sociedade Unidimensional" (Marcuse), chegando a conclusão de que a Indústria cultural contemporânea continua a ser presidida por processos de "pseudoindividuaçao", evidenciada na atual atitude de adesão fetichizada dos homens à "lógica do mercado".
Descrição: SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira. (Pseudo) indivíduo e indústria cultural contemporânea. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.31, n.1, 2000, p.95-109.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10021
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_art_fseveriano.pdf13,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.