Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10155
Título: Turismo, políticas públicas e urbanização na Região Metropolitana De Fortaleza
Autor(es): Paiva, Ricardo Alexandre
Palavras-chave: Turismo
Urbanização
Políticas públicas
Data do documento: 2010
Editor: PPLA 2010
Citação: PAIVA, R. A. (2010)
Resumo: O artigo destaca o papel do turismo como ponto de inflexão no processo de urbanização da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), amparado na sua capacidade, ainda que suposta, de promover o desenvolvimento sócio-econômico e, por conseguinte, espacial. Tal artifício ideológico se vale da valorização dos atributos naturais, sobretudo, o sol e o mar, construindo uma imagem positiva do Estado e dos governos e utilizando para tal propósito um discurso que busca reverter o significado pejorativo dos imperativos do clima e do meio natural, notadamente aqueles associados à seca. Para validar estes argumentos apresenta uma análise da evolução das políticas de turismo no Estado, identificando em que momento e quais ações definem um quadro de mudanças sócio-espaciais na RMF atreladas ao turismo.
Descrição: PAIVA, Ricardo Alexandre. Turismo, Políticas Públicas e Urbanização na Região Metropolitana de Fortaleza. In: PPLA 2010: SEMINÁRIO POLÍTICA E PLANEJAMENTO, 2, 2010. Curitiba. Anais... Curitiba: Ambiens, 2010. p. 1-11.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10155
Aparece nas coleções:DAU - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_turismoP.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.