Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10221
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Antropologia da honra: uma análise das guerras sertanejas
Autor(es): Barros, Luitgarde Oliveira Cavalcanti
Palavras-chave: Antropologia;Cangaceiro rural;Guerras sertanejas
Data do documento: 1998
Instituição/Editor/Publicador: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: BARROS, Luitgarde Oliveira Cavalcanti. Antropologia da honra: uma análise das guerras sertanejas. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.29, n.1/2, 1998, p.160-168.
Resumo: Síntese de dois capítulos de minha Tese de Doutorado (A Derradeira Gesta: Lampião e Nazarenos Guerreando no Sertão), este trabalho analisa lutas no Nordeste, travadas no espaço sertanejo, sob a evocação do "código de honra". A partir do entendimento da cultura como código, mostra as formas de organização e apropriação de símbolos culturais como coragem, valentia, roubo e honra, por grupos em confronto mortal, os cangaceiros e seus perseguidores. Numa sequência de histórias de valentes que deram sua vida no "campo da honra" - Sinhô Pereira, José de Souza, a luta entre Lampião (cangaceiro) e Nazarenos (inimigos do cangaço) aparece como a última manifestação da presença desses valores, de herança do cancioneiro medieval, nas lutas que convulsionaram aquela sociedade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10221
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1998_art_locbarros.pdf7,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.