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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10234
Tipo: | Livro |
Título: | A crise da escola |
Autor(es): | Sousa Júnior, Justino de |
Palavras-chave: | Educação - Aspectos políticos;Educação e Estado;Política social |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Editora UFC |
Citação: | SOUSA JÚNIOR, Justino de. A Crise na Escola. E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014. 288 p. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10234. Acesso em: |
Resumo: | Este livro resulta da tese de doutorado desenvolvida durante o período de 1997 a 2001 na Faculdade de Educação da UFMG. Ele procura compreender a crise em que se viram colocados os sistemas nacionais de educação, enquanto modelos de educação e de escola que têm sua origem e seus parâmetros nos ideais democráticos da Revolução Francesa. Esses sistemas ganharam o impulso definitivo para sua consolidação com o desenvolvimento das relações capitalistas de produção e de todo o sistema sociometabólico correspondente. Eles têm como princípios o caráter público, a obrigatoriedade, a gratuidade e a laicidade, e representam o esforço dos Estados nacionais em consolidar as bases materiais e espirituais das sociedades modernas. O Estado é, assim, o instrumento que controla, define as leis de funcionamento e financia a maior parte das iniciativas educacionais por meio de suas instituições públicas. Sob a égide do Estado, isto é, sob seu controle, sua capacidade de determinação de normas, sua fiscalização, avaliação e financiamento, encontra-se todo o conjunto do sistema com suas instituições públicas e privadas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10234 |
Aparece nas coleções: | IU - Livros PRPPG - Livros |
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