Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10285
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Interdisciplinaridade na Ciência da Informação: aplicabilidade sobre a representação indexal
Autor(es): Pinto, Virgínia Bentes
Palavras-chave: Ciência da Informação;Disciplinaridade;Representação indexal;Aspectos interdisciplinares
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: PINTO, V. B. (2007)
Resumo: A epígrafe escolhida, propositadamente, para a abertura deste estudo enuncia a necessidade urgente de estarmos sensíveis a novas ideias para que possamos compreender as mudanças que ocorrem em todos os domínios da sociedade contemporânea. Ela conota as dificuldades de se romper com os modelos tradicionais, principalmente os de ciência, tatuados pelo pensamento cartesiano, linear, estabelecido até o final do século XIX, quando a chamada crise de paradigmas veio desestruturar a solidez de áreas antes intocáveis. Estes paradigmas já não estavam dando conta dos novos conhecimentos que, como ervas daninhas, se esparramavam além dos seus limites epistemológicos herméticos, estabelecendo diálogos entre as disciplinas, acontecimento antes inimaginável...
Descrição: PINTO, Virginia Bentes. Interdisciplinaridade na Ciência da Informação: aplicabilidade sobre a representaçao indexal. In: PINTO, Virginia Bentes; CAVALCANTE, Lidia Eugenia; SILVA NETO, Casemiro. (Org.). Ciência da Informação: abordagens transdisciplinares gêneses e aplicações. Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 105-142.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10285
Aparece nas coleções:DCINF - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_capliv_vbpinto.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.