Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1029
Título: Infecção hospitalar em unidade de terapia intensiva pediátrica em Fortaleza-Ceará : características epidemiológicas, etiologia e fatores de risco
Título em inglês: Hospital infection in pediatric intensive care unit in Fortaleza-Ceará : epidemiological features, aetiology and risk factors
Autor(es): Martins, Fernanda Calixto
Orientador(es): Rodrigues, Jorge Luiz Nobre
Palavras-chave: Pediatria
Criança
Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica
Data do documento: 2008
Citação: MARTINS, F. C., (2008)
Resumo: A infecção hospitalar é atualmente a mais freqüente e importante causa de óbito de pacientes internados em unidades de terapia intensiva pediátrica. Para conhecer a dimensão desse problema em um Hospital Pediátrico que possui um atendimento terciário localizado no Ceará, foi realizado um estudo de coorte prospectivo de todas as crianças internadas na UTIP no período de 01 de agosto de 2007 a 31 de janeiro de 2008. Uma coorte de 66 pacientes foi seguida da internação a alta ou óbito. Ao todo 18 variáveis do paciente e hospitalares foram pesquisadas em cada membro da coorte. Os testes estatísticos utilizados foram: Mann-Whitney e o teste exato de FISCHER’S, o cálculo do risco relativo com os respectivos intervalos de confiança. Em seguida procedeu-se a análise multivariada com transformação para regressão logística dos fatores mais significativos (p<0,05). Ao final, um fator foi selecionado como preditor independente da infecção hospitalar: intubação orotraqueal (OR=2,29, IC95%=1,38 a 3,82). A incidência de infecção hospitalar foi de 54,6% (35IH/64pacientes). As bactérias mais prevalentes dos casos confirmados foram os bacilos gram-negativos (73,3%). A internação dos pacientes com infecção hospitalar foi de 2,9 vezes superior a internação dos pacientes não acometido. A probabilidade de óbito global esperado foi de 13% e a observada foi de 43,9%. Este estudo poderá ser útil para futuras estratégias com vistas a diminuir a morbimortalidade por infecção hospitalar.
Descrição: MARTINS, Fernanda Calixto. Infecção hospitalar em unidade de terapia intensiva pediátrica em Fortaleza-Ceará : características epidemiológicas, etiologia e fatores de risco. 2008. 88 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1029
Aparece nas coleções:DSC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_dis_fcmartins.pdf719,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.