Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10297
Título: Objeto de classe: forma e universalidade. Refletindo sobre histórias da antropologia da arte
Autor(es): DABUL, Lígia Maria de Souza
Palavras-chave: Antropologia
Arte
Estética
Relação social
Data do documento: 1996
Editor: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: DABUL, L. M. S. (1996)
Resumo: A proposta deste artigo é discutir alguns pressupostos a respeito da arte embutidos em histórias da antropologia da arte. Inicialmente tenta-se demonstrar o quanto ingerências sociais não controladas incidiram sobre formulações bastante correntes acerca dos processos que levaram a antropologia a construir, e de determinado modo, a arte como objeto de reflexões. Em seguida é desenvolvida a hipótese de haver razoável intersecção entre o objeto da antropologia da arte e o da estética, apontando-se algumas implicações desta coincidência. Finalmente são sondados limites da abordagem da relação arte/vida social tal como proposta ou suposto nessa história da antropologia da arte, concentrando-se na discussão acerca da identidade étnica.
Descrição: DABUL, Lígia Maria de Souza. Objeto de classe: forma e universalidade. Refletindo sobre histórias da antropologia da arte. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.27, n.1/2, 1996, p.99-114.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10297
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1996_art_mlsdabul.pdf15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.