Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10313
Title in Portuguese: Lobo Antunes e Blanchot: o dialogo da impossibilidade (Figurações da Escritura na Ficção de António Lobo Antunes)
Author: Bylaardt, Cid Ottoni
Keywords: Antunes, Antonio Lobo, 1942 - ensaios
Blanchot, Maurice, 1907-2003 - ficção
Literatura portuguesa - ficção
Issue Date: 2014
Publisher: Imprensa Universitária
Citation: BYLAARDT, C. O. (2014).
Abstract in Portuguese: Assim, o projeto levado a cabo neste livro evoca o que numa conversa ocorre: para além de uma troca de pensamentos e de informações que pertencem à dimensão do chamado “ajustamento imaginário entre dois saberes” tem lugar toda uma rede de apelos e modulações, constituindo aquilo que Roland Barthes apropriadamente nomeia como “um corpo que procura outro corpo”. No caso em pauta, a ficção de Lobo Antunes procura o pensamento de Blanchot e, no mesmo movimento, a obra de Blanchot é potencializada, revigora-se por meio da palavra do romance. Dito de outro modo, a linguagem da ficção assume não a função de informar, mas a de evocar, como preconizam inúmeras concepções postas em circulação graças ao pensamento de matriz estruturalista.
Description: BYLAARDT, Cid Ottoni. Lobo Antunes e Blanchot: o dialogo da impossibilidade (Figurações da Escritura na Ficção de António Lobo Antunes). Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014. 427 p.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10313
Appears in Collections:PRPPG - Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_liv_cobylaardt.pdf5,71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.