Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1037
Título: O que mais impacta a redução da pobreza: o crescimento da renda ou redução da desigualdade? estimativas para as Regiões Brasileiras e os setores da atividade econômica.
Autor(es): Barreto, Flávio Ataliba Flexa Daltro
França, João Mário Santos de
Oliveira, Victor Hugo
Manso, Carlos Alberto
Palavras-chave: Pobreza
Desigualdade
Data do documento: 2009
Editor: Ensaio sobre pobreza
Citação: BARRETO, Flávio A.F.D. et al. (2009)
Série/Relatório no.: 16/2009;
Resumo: As elasticidades desigualdade-pobreza e renda-pobreza estimadas nesse trabalho evidenciam para o Brasil que a primeira é maior que a segunda significando que as políticas de combate a pobreza através da redução da desigualdade são mais efetivas que aumento da renda. Por outro lado, tomando por base o efeito sobre as regiões brasileiras verifica-se inicialmente valores mais baixos das elasticidades no Norte/Nordeste em relação as outras regiões do país. Esse resultado é um indicativo de que os níveis de pobreza nessas localidades tendem a ser mais resistentes as intervenções de políticas de combate à pobreza que nas outras localidades do país. No entanto, seguindo a tendência nacional os valores das elasticidades desigualdade-pobreza no Norte/Nordeste também é superior a elasticidade renda-pobreza.
Abstract: The inequality poverty and income-poverty elasticities estimated in this work present evidence that the first one is larger than the latter, meaning that policies for fighting poverty through inequality reduction are more effective than increasing income. On the other hand, taking into consideration the effect on the Brazilian regions, lower values for the elasticities are initially verified in the North/Northeast in relation to the other regions of the country. However, following the national tendency, the values for inequality-poverty elasticities in the North/Northeast are also superior to the income-poverty elasticity.
Descrição: BARRETO, Flávio Ataliba F.D.; FRANÇA, João Mário Santos de; OLIVEIRA, Victor Hugo; MANSO, Carlos Alberto. O que mais impacta a redução da pobreza: o crescimento da renda ou redução da desigualdade? estimativas para as regiões brasileiras e seus setores da atividade. Fortaleza: Laboratório de Estudos da Pobreza/CAEN/UFC, 2009. Ensaio sobre pobreza, 16.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1037
Aparece nas coleções:Coleções do CAEN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_fabarreto.pdf248,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.