Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1044
Título: Notas sobre a reprodução de neritina virginea (Linnaeus, 1758) no Nordeste do Brasil (Mollusca: gastropoda: neritidae
Título em inglês: Notes on the Reproduction of neritina virginea (Linnaeus, 1978) in northeast brazil (mollusca: gastropoda: neretidae)
Autor(es): Cascon, Helena Matthews
Martins, Inês Xavier
Palavras-chave: Neritina - Virginea
Reprodução - Desenvolvimento - Larval
Gastropode - Brasil - Nordeste
Data do documento: 1999
Citação: CASCON, M. H.; MARTINS, I. X.; (1999)
Resumo: A morfologia do sistema reprodutivo, o desenvolvimento larval, o período de reprodução e a ooteca de Neritina virginea (Linnaeus, 1758) foram estudadas a partir de material coletado no estuário do Rio Cocó, Estado do Ceará, Nordeste do Brasil. O sistema reprodutor da fêmea de N. virginea tem dois gonóporos; o poro vaginal e o poro para a saída da ooteca. A ooteca tem em média 45 ovos, formato circular e geralmente é coberta com grãos de areia. N. virginea tem desenvolvimento intracapsular que leva em média 288 horas. A atividade reprodutiva ocorre durante os meses de julho a dezembro, que corresponde ao período de estiagem na região. Dados de campo e de laboratório são comparados.
Descrição: MATTHEWS CASCON, Helena; MARTINS, Inês Xavier. Notes on the reproduction of Neritina virginea (LINNAEUS, 1758) in Northeast Brazil (MOLLUSCA: GASTROPODA: NERITIDAE). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 32, 1999, p. 129-132.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1044
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_art_hmcascon.pdf185,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.