Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10443
Tipo: Dissertação
Título: Álgebra linear no ensino médio
Título em inglês: Linear algebra in high school
Autor(es): Magalhães, Alex de Souza
Orientador: Oliveira, Paulo César Cavalcante de
Palavras-chave: Álgebra linear;Espaços vetoriais;Sistemas lineares
Data do documento: 2014
Citação: MAGALHÃES,Alex de Souza. Álgebra linear no ensino médio. 2014. 66 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte, 2014
Resumo: Neste trabalho, faremos uma apresentação da Álgebra Linear presente no ensino médio de forma alternativa. Nesta forma, será proposto a introdução dos conceitos de espaço vetorial e variedade afim, que serão exemplificados através do estudo das matrizes e dos sistemas lineares. Sendo assim as matrizes aparecem como elementos de um espaço vetorial e o conjunto solução de um sistema linear como uma variedade afim. Neste texto não será abordado a ideia de determinantes, acreditamos que esta pode ser, sem muitos prejuízos, retirada do currículo matemático da educação básica.
Abstract: In this work, we will make a presentation of Linear Algebra in high school this alternative form. In this way, the introduction of the concepts of vector space and afine variety, which are introduced through the study of matrices and linear systems, will be proposed. Thus the arrays appear as elements of a vector space and the solution set of a linear system as an a ne variety. This text will not be addressed the idea of determinants,we believe this can be without much damage, withdrawal of the mathematical curriculum of basic education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10443
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_asmagalhaes.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.