Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10497
Tipo: Dissertação
Título: Poesia talhada em madeira: João Guimarães Rosa e Arlindo Daibert
Título em inglês: Carved wooden Poetry: João Guimarães Rosa and Arlindo Daibert
Autor(es): Braga, Mariana Fontenele
Orientador: Reinaldo, Gabriela Frota
Palavras-chave: Translation;Image;Rosa, João Guimarães, 1908-1967. Grande sertão: veredas - Crítica e interpretação;Rosa, João Guimarães, 1908-1967. Grande sertão: veredas - Ilustrações;Daibert, Arlindo, 1952-1993. Imagens do Grande sertão - Crítica e interpretação;Literatura – Adaptações – Traduções
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: BRAGA, Mariana Fontenele. Poesia talhada em madeira: João Guimarães Rosa e Arlindo Daibert. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2014.
Resumo: Em 1982, o artista plástico Arlindo Daibert elabora uma série de vinte xilogravuras inspiradas no romance Grande Sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. Adotando uma postura de tradutor, Arlindo Daibert investiga as possibilidades de recriação a partir do ponto de vista da mudança de linguagens. As tensões entre palavra e imagem, escritura e oralidade, tão latentes na obra de Rosa, ganham relevo nas gravuras de Daibert. Nesta pesquisa, buscamos explorar essas relações no sentido de percebê-las em suas confluências. As imagens de Daibert não tem caráter meramente ilustrativo, mas dialogam com a obra rosiana fazendo ecoar outros níveis de leitura e interpretação do texto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10497
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_mfbraga.pdf12,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.