Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10508
Tipo: Tese
Título: A morfogênese do agir professoral no discurso do professor em formação sobre ensino de língua francesa
Autor(es): Santos, Antônio Felipe Aragão dos
Orientador: Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Palavras-chave: Formation des enseignants;Agir professoral;Língua francesa - Estudo e ensino(Estágio) - Fortaleza(CE);Professores de francês - Formação - Fortaleza(CE);Estagiários(Letras) - Fortaleza(CE) - Atitudes;Prática de Ensino
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: Santos, A. F. A.; Leurquin, E. V. L. F. (2014)
Resumo: Esta tese traz um estudo sobre a construção do agir professoral dos estudantes estagiários do curso de Letras Francês da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará. Analisamos os discursos que direta ou indiretamente poderiam influenciar a prática dos estagiários. Buscamos em Moscovici (2009) o conceito de Representações Sociais, adotando, assim, uma perspectiva social ao estudar o agir do professor em sala de aula. Acreditamos que estas representações podem ser construídas tanto fora quanto dentro do universo acadêmico e devem ser estudadas durante o curso de graduação como prática reflexiva. Amparados em aportes do Interacionismo Sociodiscursivo cujo principal representante é Bronckart (1996), analisamos discursos produzidos por seis alunos da disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Francesa sobre sua prática em sala de aula. Utilizando a metodologia da autoconfrontação, analisamos os discursos produzidos pelos estagiários e identificamos como as representações construídas antes do curso de Letras participam da formação do saber docente. Utilizamos também os estudos de Foucault sobre formação discursiva, buscando compreender como enunciados de diferentes formações discursivas participam da construção do agir professoral dos estagiários. Pretendemos trazer uma importante contribuição na formação de professores de língua estrangeira, com uma abordagem que considere as representações dos próprios professores como ponto de partida para a sua própria formação.
Descrição: SANTOS, Antônio Felipe Aragão dos. A morfogênese do agir professoral no discurso do professor em formação sobre ensino de língua francesa. 2014. 247f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10508
Aparece nas coleções:PPGL - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tese_afasantos.pdf3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.