Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10532
Título: O produtor de baixa renda: análise de um conceito
Autor(es): HAGUETTE, André
Palavras-chave: Produtor
Baixa renda
Economia
Agricultura
Data do documento: 1979
Editor: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: HAGUETTE, A. (1979)
Resumo: Os conceitos científicos bem como as teorias das quais fazem parte não são fixos no tempo e no espaço. Eles têm uma historicidade fundamental ainda que dependente. É que constituem uma forma particular de recuperação simbólica das práticas e dos movimentos sociais. O presente trabalho não pretende discutir esta abordagem teórica mas fazer uso dela para capturar criticamente a trajetória recente do conceito "produtor (rural) de baixa renda". Revendo a literatura recente sobre o assunto questiona-se a validade teórica do conceito e buscam-se alternativas. O trabalho é subdividido em três tópicos principais. O primeiro tópico se refere diretamente ao conceito de "produtor de baixa renda" tal qual ele aparece na literatura. O segundo diz respeito ao surgimento do conceito e à sua avaliação. A preocupação aqui é com as razões do surgimento do conceito apesar da sua ambiguidade fundamental. Finalmente levanta-se a questão de alternativas conceptuais...
Descrição: HAGUETTE, André. O produtor de baixa renda: análise de um conceito. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.10, n.1/2, 1979, p.07-43.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10532
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620(on line)
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1979_art_ahaguette.pdf4,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.