Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10533
Título: Notas sobre a visão de mundo do camponês brasileiro
Autor(es): MOTTA, Alda Britto da
Palavras-chave: Camponês
Visão de mundo
Modelo
Conhecimento
Data do documento: 1979
Editor: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: MOTTA, A. B. (1979)
Resumo: Neste trabalho tentamos uma caracterização geral, de acordo com um modelo de estrutura, do camponês brasileiro, que constitui a base informativa para o estudo possível de uma visão do mundo. Aqui, levamos mais adiante as relações infra-superestrutura. Os temas "visão do mundo", "orientação ou configuração cognitiva", "imagem social", ou mesmo, níveis de percepção ou de conhecimento, aplicados a segmentos concretos de sociedades, contam com bibliografia demasiado escassa, porque, além da maior dificuldade de apreensão dos dados, são esses estudos considerados em geral "pouco operacionais", "apenas superestrutura", "sem possibilidades de utilização prática", "mera filosofia", uma espécie de luxo ou desperdício. Principalmente por parte de sociólogos. Alguns têm tido uma percepção mais aguda do pragmático e enfatizado as dificuldades de intervenção em comunidades "tradicionais" e da sua "integração" nas sociedades inclusivas, "modernas", "desenvolvidas", sem que se conheça a sua visão de mundo, ou pelo menos o seu sistema de valores, naturalmente para coaduná-los ou convertê-los aos da sociedade global e "acelerar o processo de desenvolvimento" ...
Descrição: MOTTA, Alda Britto da. Notas sobre a visão de mundo do camponês brasileiro. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.10, n.1/2, 1979, p.45-60.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10533
ISSN: 00418862(impresso)
23184620(on line)
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1979_art_abmotta.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.