Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10571
Title in Portuguese: Estratégias de irrigação deficitária no desempenho agronômico de cultivares de feijão-caupi no litoral cearense
Title: Strategies of deficit irrigation on agronomic performance of cultivars of cowpea in Ceará
Author: Araújo, Maria Emília Bezerra de
Advisor(s): Bezerra, Francisco Marcus Lima
Co-advisor(s): Sousa, Carlos Henrique Carvalho de
Keywords: Feijão-caupi
Irrigação agrícola
Vigna unguiculata (L.) Walp
Componentes agronômicos
Issue Date: 2014
Citation: ARAÚJO, M. E. B. Estratégias de irrigação deficitária no desempenho agronômico de cultivares de feijão-caupi no litoral cearense. 2014. 82 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Abstract in Portuguese: As culturas agrícolas demandam grandes volumes de água no processo produtivo, sendo oportuno identificar quais os estádios de desenvolvimento com maior sensibilidade hídrica visando definir uma estratégia de manejo da irrigação. Assim, objetivou-se, com esta pesquisa, avaliar os efeitos do déficit hídrico em diferentes estádios fenológicos das cultivares de feijão-caupi, Sempre Verde e Setentão, com o intuito de obter informações sobre a viabilidade técnica do uso da irrigação deficitária na cultura. O experimento foi conduzido na área experimental da Estação Agrometeorológica do Departamento de Engenharia Agrícola. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com oito tratamentos e quatro repetições, definidos em função da época de indução do déficit hídrico (em um, dois ou três estádios fenológicos), correspondente à aplicação da metade da lâmina de irrigação do tratamento sem déficit hídrico. Foram avaliadas ao término de cada estádio fenológico as variáveis: taxas de fotossíntese, transpiração e condutância estomática. Ao término do ciclo foram analisadas a matéria seca da parte aérea e a participação de cada uma delas em relação à produção de fitomassa seca total e o índice de colheita. Avaliaram-se os componentes de produção (massa de cem grãos, número de vagens por planta, comprimento das vagens, número de grãos por vagem e produtividade). Estimaram-se ainda, os índices de eficiência de uso da água para a produção de matéria seca total da parte aérea e para a produtividade de grãos. As variáveis foram submetidas à análise estatística realizando-se análise de variância (Teste F) e Teste de Tukey para comparação de médias. Os resultados mostraram que a cultivar Setentão foi superior estatisticamente em todas as variáveis de trocas gasosas. A fotossíntese e a transpiração foram influenciadas pela interação entre os tratamentos x cultivares x épocas, com exceção da condutância estomática. A época de floração apresentou os maiores valores de transpiração, e a condutância estomática atingiu os maiores valores na época vegetativa. Os déficits de irrigação e as cultivares interagiram e afetaram a produção e partição da matéria seca da parte aérea, índice de colheita, componentes de produção e produtividade, porém não influenciou o número de vagens por planta. O déficit hídrico, no estádio de formação da produção (T2), não influenciou a produção de matéria seca total da parte aérea. O manejo da irrigação com déficit na cultura do feijão-caupi pode resultar em maior eficiência de uso da água por parte da cultura.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10571
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGENA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_dis_mebaraujo.pdf1,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.