Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10598
Título: Práticas educativas de mães nordestinas e desenvolvimento da criança
Autor(es): FERREIRA, Gláucia Maria de Menezes
Palavras-chave: Mãe
Criança
Práticas educativas
Desenvolvimento cognitivo da criança
Comportamento da criança
Data do documento: 1983
Editor: http://www.revistapsicologia.ufc.br
Citação: FERREIRA, G. M. M. (1983)
Resumo: Foram observados trinta e nove (39) pares de mãe-criança em situação de execução de tarefas objetivando caracterizar o estilo de ensinar da mãe, o comportamento de resolver problemas da criança e a relação entre estas duas variáveis. As mães eram representantes das classes sociais alta, média e baixa e as crianças eram do sexo feminino e tinham idade média de oito (8) anos e três (3) meses. Os resultados mostraram que as mães definiram a existência de dois tipos de estilo de ensinar, chamados no estudo, de autoritário e autorizador. As implicações do uso desses estilos são discutidas em termos do desenvolvimento cognitivo da criança. No concernente às crianças os resultados mostraram ser as crianças de classe média as que apresentaram engajamento mais efetivo na situação. Os resultados referentes ao relacionamento entre estas duas variáveis não foram conclusivos...
Descrição: FERREIRA, Gláucia Maria de Menezes. Práticas. educativas de mães nordestinas e desenvolvimento da criança. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 1, n.1, 1983, p. 123-132.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10598
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1983_art_gmmferreira.pdf4,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.