Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10613
Título: Proposta de um caminho para a psicologia junto à classe oprimida por uma psicologia popular
Autor(es): GÓIS, Cezar Wagner de Lima
Palavras-chave: Psicologia
Classe oprimida
Psicologia popular
Conversa individual
Vivência de grupo
Data do documento: 1984
Editor: http://www.revistapsicologia.ufc.br
Citação: GÓIS, C. W. L. (1984)
Resumo: O presente trabalho surgiu da busca de uma Psicologia que pudesse estar mais presente na vida do oprimido. É um projeto de extensão universitária voltado para um esforço profundo e engajado na busca de uma transformação individual e social da classe oprimida. O que apresentamos aqui é um esboço teórico e prático, visando compreender melhor a situação psicossocial e econômica do oprimido, a partir de nossa prática no Pirambu. Nosso mundo psíquico está cheio de "fantasmas psicológicos" que servem bem mais a uma elite intelectual e a um exercício simbólico desvinculado do drama social e humano do nosso povo. É preciso fazer com a Psicologia o mesmo que fez Pichón-Rlviêre com a Psicanálise - levá-la às ruas. Só assim poderemos estar mais próximos da nossa realidade. A psicologia tem um importante papel a desempenhar, mas, de um modo geral, está-se omitindo. Não iremos discutir as razões disso e creio que não é necessário nesse momento. O que propomos, e esse artigo serve para isso, é tentar discutir um caminho para uma Psicologia Popular...
Descrição: GÓIS, Cezar Wagner de Lima. Proposta de um caminho para a psicologia junto à classe oprimida por uma psicologia popular. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 2, n.1, 1984, p. 87-122.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10613
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1984_art_cwlgois.pdf17,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.