Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1079
Título: Padrões de convergência da produtividade do trabalho entre estados brasileiros: uma análise desagregada para a indústria de transformação
Autor(es): Almeida, Manoel Bosco de
Carvalho Júnior, José Raimundo de Araújo
Castelar, Luiz Ivan de Melo
França, João Mário Santos de
Palavras-chave: Convergência
Produtividade
Data do documento: 1998
Editor: Revista Econômica do Nordeste
Citação: ALMEIDA, M.B.; CARVALHO JUNIOR, J.R.A.; CASTELAR, I. (1998)
Resumo: Investiga a possibilidade da existência de um processo de convergência da produtividade do trabalho na indústria de transformação brasileira utilizando metodologia derivada do modelo de crescimento de BARRO & SALA-I-MARTIN (1990). A constatação de β-convergência e σ-convergência apenas para a indústria de transformação e para os gêneros de Minerais-não-Metálicos, Produtos Alimentares, Bebidas e Editorial e Gráfico indica que o processo de desenvolvimento industrial não segue necessariamente uma trajetória de longo prazo de diminuição das disparidades de produtividade entre estados de um dado setor ou gêner o industrial. Com o objetivo de aprofundar a análise e esclarecer aspectos obscurecidos pela estrutura algébrica do modelo de BARRO & SALA-I-MARTIN (1990), procedeu-se a uma visualização da dinâmica transicional das produtividades, metodologia proposta por QUAH (1996).Descobre-se qu e, mesmo nos setores ou gêneros onde houve β-convergência e σ-convergência, há um padrão quase invariável de formação de clusters ou clubes de convergência, indicando uma trajetória complexa de desenvolvimento industrial onde intraclusters e divergência interclusters coexistem.
Descrição: ALMEIDA, M.B.; CARVALHO JUNIOR, J.R.A.; CASTELAR, I.; FRANÇA, J.M.S. Padrões de convergência da produtividade do trabalho entre estados brasileiros: uma análise desagregada para a indústria de transformação. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 29, n. 2, p. 159-174, abr.-jun. 1998.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1079
ISSN: 01004956
Aparece nas coleções:CAEN - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1998_art_mbalmeida.pdf120,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.