Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10876
Título: Papéis sexuais no nordeste do Brasil: sua desejabilidade e possíveis consequências para a auto realização da mulher
Autor(es): RADICE, Janine
Palavras-chave: Sujeito feminino
Sujeito masculino
Auto realização da mulher
Papel da mulher
Desigualdade entre mulher e homem
Data do documento: 1987
Editor: http://www.revistapsicologia.ufc.br
Citação: RADICE, J. (1987)
Resumo: A existência de estereótipos dos papéis sexuais foi confirmada numa pesquisa de 52 alunos universitários em Fortaleza, Ceará, Brasil. Uma análise dos tipos de características estereotipadas para homens, mulheres e adultos (sexo não especificado) é apresentada. A desejabilidade dos atributos foi determinada utilizando uma escala de atitudes Bikert elaborada pela autora e aplicada a uma amostra de 50 estudantes de duas universidades. Os resultados indicaram que os atributos femininos predominam no grupo menos desejável, tanto para homens como para mulheres, utilizando o teste não paramétrico U de Mann Whitney. As características femininas foram consideradas ainda menos desejáveis para os sujeitos femininos que para os sujeitos masculinos. A incorporação de qualidades negativas no auto conceito é discutida a respeito das possíveis consequências para a auto realização da mulher.
Descrição: RADICE, Janine. Papéis sexuais no nordeste do Brasil: sua desejabilidade e possíveis consequências para a auto realização da mulher. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 5, n.1, 1987, p. 93-103.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10876
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_jradice.pdf5,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.