Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10882
Título: Classes subalternas: um enfoque psicossocial
Autor(es): IENO NETO, Genaro
Palavras-chave: Enfoque psicossocial
Classe subalterna
Cultura dominante
Cultura popular
Data do documento: 1987
Editor: http://www.revistapsicologia.ufc.br
Citação: IENO NETO, G. (1987)
Resumo: O título proposto para este debate (Classes Subalternas: um enfoque psicossocial) define não só a abordagem que se espera dele, como também delimita o campo de discussão sobre o tema. Ou seja, ao se definir dessa forma a temática de discussão não se está priorizando os determinantes econômicos, portanto de ordem infraestrutura I, na análise do conceito de classes sociais. Por isso, vale salientar que essa decisão pode, eventualmente, correr o risco de produzir equívocos na chamada "abordagem psicossocial", isto por dois motivos básicos: a) na área das ciências sociais, o estudo dos determinantes econômicos das classes sociais é bastante polêmico, existindo várias tendências teóricas, que, por sua vez, produzem análises diferentes sobre a dinâmica da vida em sociedade e em consequência, propostas de estratégias de intervenção na real idade social também diferentes. Essa polêmica indica a complexidade do tema; b) ignorar essa polêmica e essa complexidade e fazer uma análise parcial sobre um aspecto isolado do fenômeno que se pretende estudar pode produzir uma compreensão equivocada, que, por sua vez, pode gerar práticas de intervenção social infrutíferas se se pensa em termos de mudança social...
Descrição: IENO NETO, Genaro. Classes subalternas: um enfoque psicossocial. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 5, n.1, 1987, p. 29-35.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10882
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_gineto.pdf3,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.