Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10885
Título: Atitude frente ao doente mental: Um Modelo Etiológico e Medida de Atitudes – Parte I - Elaboração de um modelo integrativo da atitude frente ao doente mental
Autor(es): PASQUALI, Luiz
NOGUEIRA, Analuiza Mendes Pinto
MARTINS, Antônio Elmo de Oliveira
MARTlNS, Francisco Moacir de Melo Catunda
Palavras-chave: Doente mental
Escala de Atitudes frente ao Doente Mental
Modelos conceituais de doença mental
Modelo Explicativo Integrativo
Data do documento: 1987
Editor: http://www.revistapsicologia.ufc.br
Citação: PASQUALI, L.; NOGUEIRA, A. M. P.; MARTINS, A. E. O.; MARTlNS, F. M. M. C. (1987)
Resumo: Este trabalho, apresentado como primeira parte de um estudo mais amplo sobre atitudes frente ao doente mental, representa uma breve análise teórica do quadro geral em que se situam as concepções relativas à doença mental, concepções estas que sustentam as atitudes das pessoas frente ao doente mental, bem como e sobretudo a análise de estudos empíricos que tentam evidenciar o efeito de algumas variáveis sobre essas atitudes. Após uma breve reconstrução histórica dos modelos sobre a doença mental, serão analisados estudos referentes às variáveis sócio-cultural, conhecimento sobre doença mental e contato com doentes mentais, como fatores determinantes na formação das atitudes para com o doente mental. Uma série de outras variáveis, tais como, classe sócio-econômica, idade, sexo, religião, características da personalidade e outras, serão apenas mencionadas na medida em que foram apontadas por estudiosos do assunto. O trabalho visa, finalmente, a apresentação e explicação de um modelo integrativo dos fatores relevantes ao problema das atitudes em relação ao doente mental.
Descrição: PASQUALI, Luiz; NOGUEIRA, Analuiza Mendes Pinto; MARTINS, Antônio Elmo de Oliveira; MARTlNS, Francisco Moacir de Melo Catunda. Atitude frente ao doente mental: Um Modelo Etiológico e Medida de Atitudes – Parte I - Elaboração de um modelo integrativo da atitude frente ao doente mental. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 5, n.1, 1987, p. 37-67.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10885
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_lpasqualiampnogueiraaeomartinsfmmcmartins.pdf14,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.