Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1089
Título: Quais os estados brasileiros que obtiveram os melhores desempenhos ? Parte 1: uma análise comparativa da evolução dos principais indicadores de renda, desigualdade, pobreza e bem-estar nos dois primeiros anos dos atuais governos estaduais (2007/2008)
Autor(es): Barreto, Flávio Ataliba Flexa Daltro
Manso, Carlos Alberto
França, João Mário Santos de
Matos, Paulo Rogério Faustino
Santos, Arnaldo
Palavras-chave: Desigualdade de Rendimentos
Pobreza
Data do documento: Set-2009
Editor: Laboratório de Estudos da Pobreza/CAEN
Citação: BARRETO, Flávio A.F.D. et al (2009)
Série/Relatório no.: Relatório de Pesquisa; 06
Resumo: O ponto central desse documento é de apresentar o comportamento de alguns dos principais indicadores sócio-econômicos dos estados brasileiros no período 2006- 2008, os dois primeiros anos dos novos governos. A pesquisa se baseia nos microdados extraídos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse estudo faz parte de uma série de relatórios que serão apresentados pelo LEP, sempre tendo como âncora a síntese de indicadores divulgada pelo IBGE no último dia 18 de setembro. A estratégia utilizada nesse primeiro momento foi a de fazer uma comparação do desempenho de variáveis como renda familiar per capita, desigualdade de renda, número e proporção de pobres, distribuição populacional e alguns indicadores de bem-estar social. Quando da leitura dessa pesquisa devemos ter em mente que muitos dos resultados observados podem não ser diretamente frutos dos acertos e desacertos das eventuais políticas públicas implementadas nesses anos pelos governos, haja vista que decisões tomadas em anos anteriores podem ter influências nos indicadores observados. Entretanto, isso não deve isentar os atuais governos das responsabilidades e desafios que se colocam pela frente. Nesse aspecto, acreditamos que os indicadores apresentados podem servir de parâmetro aos gestores estaduais, no sentido de utilizá-los como subsídio para adoção de ações corretivas, onde estas forem cabíveis, e/ou no aperfeiçoamento de objetivos e processos de trabalho, especialmente no tocante às políticas de cunho social. E é com essa postura que esperamos dar nossa contribuição à sociedade brasileira no sentido de contribuir para um país mais próspero e justo.
Descrição: BARRETO, Flávio A.F.D. et al. Quais os estados brasileiros que obtiveram os melhores desempenhos ? Parte 1: uma análise comparativa da evolução dos principais indicadores de renda, desigualdade, pobreza e bem-estar nos dois primeiros anos dos autais governos estaduais (2007/2008). Fortaleza: Laboratório de Estudos da Pobreza / CAEN / UFC, 2009. Relatório de Pesquisa, 06.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1089
Aparece nas coleções:Coleções do CAEN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_camanso.pdf410,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.