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Título: Avaliação do desenvolvimento neuromotor da criança por meio do Harris Infant Neuromotor Test
Título em inglês: Evaluation of neuromotor development by means of the Harris Infant neuromotor test
Autor(es): Lopes, Márcia Maria Coelho Oliveira
Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão
Palavras-chave: Prematuro
Desenvolvimento Infantil
Testes Neuropsicológicos
Data do documento: 2014
Editor: Revista da Escola de Enfermagem da USP
Citação: LOPES, M. M. C. O. ; CARDOSO, M. V. L. M. L. (2014)
Resumo: Objetivo: Investigar o desenvolvimento neuromotor das crianças de risco, entre três e 12 meses de vida, aplicando o Harris Infant Neuromotor Test (HINT), na versão brasileira. Método: Estudo longitudinal, com 78 crianças e 76 pais/responsáveis egressos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, em Fortaleza-CE/Brasil. Aplicaram- se dois instrumentos: HINT e questionário socioeconômico, de julho/2009 a agosto/2010. Analisaram-se 55 crianças nascidas prematuras e 23 a termo. Resultados: A média final dos escores variou de 14,6 a 25,2 e 11,2 a 24,7, para os prematuros e a termo, respectivamente, mostrando que 91% das crianças evidenciaram bom desempenho neuromotor e sete, nascidas prematuras, apresentaram alterações, o que implicou encaminhamento de três crianças ao serviço especializado para exames e diagnósticos. Conclusão: O teste possibilitou aos enfermeiros avaliar o desenvolvimento infantil, identificar desvios precoces e planejar intervenções.
Abstract: Objective: To investigate the neuromotor development of at-risk children between three and 12 months of life, administering the Brazilian version of the Harris Infant Neuromotor Test (HINT). Method: A longitudinal study, with 78 children and 76 parents/guardians discharged from a neonatal intensive care unit in Fortaleza-CE/ Brazil. Two instruments were administered: HINT and a socioeconomic questionnaire, between July/2009 to August/2010. Data from 55 preterm and 23 term children were analyzed. Results: The final mean scores ranged from 14.6 to 25.2 and from 11.2 to 24.7, for preterm and term, respectively, showing that 91% of children demonstrated good neuromotor performance; seven premature infants showed alterations which led to the referral of three children to a specialized clinic for examination and diagnostics. Conclusion: The test allowed nurses to assess infant development, identify deviations early, and plan interventions.
Resumo em espanhol: Objetivo: Investigar el desarrollo neuromotor de los niños en riesgo entre tres y 12 meses de vida, por medio de la versión brasileña del Harris Infant Neuromotor Test (HINT). Método: Estudio longitudinal con 78 niños y 76 padres egresados de una Unidad de Cuidados Intensivos Neonatales en Fortaleza-CE, Brasil. Se aplicaron dos instrumentos: HINT y un cuestionario socioeconómico, entre los meses de julio de 2009 a agosto de 2010. Se analizaron 55 niños prematuros y 23 niños nacidos de término. Resultados: Las puntuaciones medias finales oscilaron entre 14,6 a 25,2 y 11,2 a 24,7 para los recién nacidos prematuros y de término respectivamente. El 91% de los niños mostraron un buen desempeño neuromotor y siete recién nacidos prematuros mostraron alteraciones, lo que implicó la derivación de tres niños a un servicio especializado para exámenes y diagnósticos. Conclusión: El test permitió a los enfermeros evaluar el desarrollo infantil, identificar precozmente la presencia de desviaciones y planificar intervenciones.
Descrição: LOPES, Márcia Maria Coelho Oliveira ; CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão. Avaliação do desenvolvimento neuromotor da criança por meio do Harris Infant Neuromotor Test Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. 4, p. 586-593, 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10910
ISSN: 1980-220X
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