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Tipo: Dissertação
Título : Avaliação do Projeto Inclusão Digital do Programa Espaço Nordeste do Banco do Nordeste
Título en inglés: Digital Inclusion Project Evaluation of the Northeast Area Programme of Banco do Nordeste
Autor : Araújo, Zena Cleide Lobo Galvão
Tutor: Gussi, Alcides Fernando
Palabras clave : Digital inclusion;Inclusão digital - Política governamental - Avaliação - Pedro II(PI);Projeto de Inclusão Digital no Espaço Nordeste(Pedro II,PI);Inclusão Digital;Espaço Nordeste
Fecha de publicación : 2014
Editorial : www.teses.ufc.br
Citación : ARAÚJO, Zena Cleide Lobo Galvão. Avaliação do Projeto Inclusão Digital do Programa Espaço Nordeste do Banco do Nordeste. 2014. 223f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2014.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho aborda como temática central a Avaliação das Políticas Públicas de Inclusão Digital. Nesse contexto, proponho como objeto de estudo, avaliar o Projeto de Inclusão Digital de Pedro II, financiado pelo Banco do Nordeste- BN, implementado pelo o Instituto Nordeste Cidadania - INEC e desenvolvido no Espaço Nordeste. Trata-se de uma estratégia de Inclusão Digital implantada e implementada no município de Pedro II, pertencente ao Estado do Piauí, que provêem acesso à infraestrutura de informática acompanhada de uma proposta pedagógica, inicialmente, fundamentada em seis etapas, em vista a implantação de uma cultura digital para jovens do município em referencia. Essa pesquisa tem como objetivo avaliar a efetividade do Projeto Inclusão Digital de Pedro II, averiguando em que medida estaria conseguindo promover a inclusão digital dos seus usuários. Para avaliar a efetividade do Projeto em investigação, será utilizada a perspectiva avaliativa de efetividade sociodigital, ancorada em Mark Warschauer, quando da oferta permanente, viabilização contínua e utilização das dimensões avaliativas físicas, digitais, humanos e sociais, como insumos decisivos para um efetivo projeto de inclusão digital. Nessa perspectiva, para realização da pesquisa em estudo, pretendo fazer uma avaliação de efetividade do Projeto Inclusão Digital de Pedro II, não se limitando apenas a aferir sobre os objetivos, metas e ou resultados. A proposta é trabalhar com a noção de efetividade sociodigital, como uma dimensão avaliativa que permite verificar a Inclusão Digital no seu contexto local e social, considerando que essa somente será alcançada na medida em que há efetividade sociodigital. Para atingir o objetivo proposto, será utilizada uma pesquisa prioritariamente qualitativa, sem desprezar os dados quantitativos, no Espaço Nordeste de Pedro II, tendo como foco o estudo de caso, empregando a etnografia como referencial na análise dos dados. Usarei como principais instrumentos de pesquisa o levantamento documental, bibliográfico e a pesquisa de campo, cuja coleta de dados se dará por meio de entrevistas e questionários a partir da abordagem pós-construtivista de Raul Lejano (2006). Diante do exposto, CONCLUO que a avaliação realizada sobre a efetividade do Projeto Inclusão Digital de Pedro II, sob a perspectiva avaliativa da efetividade sociodigital, ancorada em Mark Warschauer, usando como referencia analíticas as dimensões avaliativas físicas, digitais, humanos e sociais, NÃO PROMOVE a inclusão digital dos seus usuários.
Abstract: This paper discusses how central theme the Evaluation of Digital Inclusion Public Policy. In this context, I propose as an object of study, evaluate the Digital Inclusion Project Pedro II, funded by the Nordeste- BN Bank, implemented by the Northeast Institute Citizenship - INEC and developed in the Northeast Area. This is a Digital Inclusion strategy deployed and implemented in the municipality of Pedro II, belonging to the State of Piauí, which provide access to the monitored IT infrastructure of a pedagogical proposal, which, based on six stages, in order to implement a digital culture for young people in the municipality reference. This research aims to evaluate the effectiveness of the Digital Inclusion Project Pedro II, ascertaining to what extent was managing to promote digital inclusion of its users. To assess the effectiveness of design research, we will use the evaluative perspective sociodigital effectiveness, anchored by Mark Warschauer, when the standing offer, continuous viability and use of physical evaluative dimensions, digital, human and social, as key inputs for effective project digital inclusion. In this perspective, to carry out the research study, I intend to make an assessment of effectiveness of the Digital Inclusion Project Pedro II, not limited only to assess about the objectives, targets and or results. The proposal is to work with the notion of sociodigital effectiveness as an evaluative dimension for verifying the digital inclusion in their local and social context, considering that this will only be achieved to the extent that there is effectiveness sociodigital. To achieve this purpose, giving priority to qualitative research will be used, without neglecting the figures, Northeast Pedro II space, focusing on the case study, using ethnography as a reference in the data analysis. I will use as main research instruments the documentary survey, literature and field research, the data collection will be through interviews and questionnaires from post-constructivist approach Raul Lejano (2006). Given the above, I conclude that the assessment made on the effectiveness of Digital Inclusion Project Pedro II in the evaluative perspective of sociodigital effectiveness, anchored by Mark Warschauer, using as analytical reference the physical evaluative dimensions, digital, human and social, NOT PROMOTE digital inclusion of its users.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10936
Aparece en las colecciones: MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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