Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1098
Título: Caracterização morfológica e morfométrica craniana do boto cinza, Sotalia fluviatilis Gervais, 1853, da Costa do Estado do Ceará, Brasil
Título em inglês: Morphologic and morphometric characterization of skull of the gray dolphin, Sotalia fluviatilis Gervais, 1853, of f the Coast of Ceará of Ceara, State, Brazil
Autor(es): Alves Júnior, Tarcísio Teixeira
Monteiro Neto, Cassiano
Palavras-chave: Cetáceos
Sotalia fluviatilis
Boto - Mamífero aquático
Data do documento: 1999
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: ALVES JUNIOR, T. T.; MONTEIRO NETO, C. (1999)
Resumo: O boto cinza (Sotalia fluviatilis Gervais 1853) é a espécie de cetáceo mais comum na costa do Estado do Ceará. De 1992 a 1997 foram registrados encalhes de 52 exemplares de boto cinza no Estado. A morfologia e morfometria óssea de 33 crânios de S. fluviatilis foram analisadas, sendo enfatizadas as características mais peculiares à espécie, bem como as que evidenciam o avanço de idade, as quais fornecem indícios de maturidade física óssea. Através de 40 medidas padronizadas foi realizada a caracterização craniométrica das amplitudes dos valores relativos encontrados para cada medida. Com os resultados obtidos foi estabelecido um critério de maturação física tendo com o referenciais níveis de ossificação entre estruturas e suturas cranianas observadas entre indivíduos jovens e adultos possibilitando discriminá-los como aptos ou não à caracterização craniométrica. Com uma análise comparativa entre os valores aqui encontrados e dados de outros autores, já foi possível identificar possíveis diferenças populacionais. Os exemplares estudados apresentaram pequena variabilidade na grande maioria das medidas realizadas, caracterizando uma única população. É necessária uma futura caractrização craniométrica de exemplares amostrados em outras regiões bem definidas geograficamente, para confirmar o uso dessa metodologia para a diferenciação populacional.
Descrição: ALVES JÚNIOR, Tarcísio Teixeira; MONTEIRO NETO, Cassiano. Caracterização morfológica e morfométrica craniana do boto cinza, Sotalia fluviatilis Gervais, 1853, da Costa do Estado do Ceará, Brasil. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 32, 1999, p. 89-101.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1098
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_art_ttalvesjunior.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.