Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1108
Título: Estudo das propriedades estruturais e elétricas de ferritas hexagonais do tipo M (BaxSr1-xFe12O19)
Título em inglês: Study of structural and electrical properties of hexagonal ferrites of the type M (BaxSr1-xFe12O19)
Autor(es): Júnior, Cauby
Orientador(es): Sombra , Antônio
Palavras-chave: caracterização de hexaferrita M
moagem de alta energia
rádio freqüência
QUIMICA INORGANICA
Data do documento: 16-Mai-2007
Citação: JUNIOR, C. A. R. (2007)
Resumo: Neste trabalho realizou-se estudos em escala laboratorial de soluções sólidas, procedentes dos precursores Fe2O3, BaCO3 e SrCO3, através do processo de moagem mecânica de alta energia, foram produzidos com sucesso pós nanocristalinos de BaxSr1-xFe12O19 (onde 0 x 1)os quais através de estudos de suas propriedades estruturais, morfológicas e elétricas foram caracterizados. As propriedades das hexaferritas do tipo M de bário ou de estrôncio são de grande interesse nas aplicações de magnetos permanentes, meios de registros magnéticos, dispositivos de microondas, absorvedores e sensores. Essas soluções sólidas substitucionais, depois de moídas receberam procedimento cerâmico tradicional (procedimento do estado sólido). A estrutura cristalina das amostras foram identificadas por difração de raios-X (hexagonal) pertencem ao grupo espacial P63/mmc. Os dados de difração de raios-X foram refinados pelo método Reitveld. Fez-se uso da espectroscopia Mössbauer para realizar a sondagem do ferro presente na estrutura cristalina, constatando-se o estado de oxidação do ferro (Fe3+) presente nos materiais analisados e a geometria do sítio cristalino no qual está presente. A morfologia e o tamanho médio dos espécimes, na forma de pastilhas, foram analisados por Microscopia Eletrônica de Varredura [216 – 339 nm], assistida por Energia Dispersiva de Raios-X, para analise química elementar. Foi realizado o estudo da constante dielétrica (K’), do fator de perda dielétrica (tg ) e a propriedade de condutividade elétrica ( ) As propriedades dielétricas e elétrica foram analisadas em função da freqüência, a temperatura ambiente, numa faixa compreendida entre 100 Hz e 40 MHz. Nos resultados das propriedades dielétricas, constatou-se que a amostra BFO100 apresenta a maior constante dielétrica (K’ = 394,79) e a maior condutividade elétrica ( = 1,98 . 10-5 -1.m-1), porém, a menor perda dielétrica verificou-se nas amostras BFO75 e BFO90 (em ambas 0,81). Em virtude da constante dielétrica observada o espécime BFO100 apresenta o melhor perfil para aplicações de RF (radio freqüência).
Descrição: JÚNIOR, C.A.R. Estudo das propriedades estruturais e elétricas de ferritas hexagonais do tipo M (BaxSr1-xFe12O19). 2007.126 f. Dissertação (Mestrado em Química Inorgânica) – Centro de Ciências , Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1108
Aparece nas coleções:DQOI - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_dis_Cau_Junior.pdf5,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.