Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11184
Tipo: Tese
Título: A criação do curso de moda da Universidade Federal do Ceará: história, memória e narrativas (1986 – 1993)
Título em inglês: The creation of the Fashion Course of the UFC: history, memory and narrative (1986 - 1993)
Autor(es): Victor, Dijane Maria Rocha
Orientador: Andrade, Francisco Ari de
Palavras-chave: History of education;Fashion;Educação – História – Fortaleza (CE);Moda – Fortaleza (CE) – História;Moda
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: VICTOR, Dijane Maria Rocha. A criação do curso de moda da Universidade Federal do Ceará: história, memória e narrativas (1986 – 1993). 2014. 228f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
Resumo: O conteúdo desta tese apresenta uma narrativa histórica sobre a criação e a implantação do Curso de Moda da Universidade Federal do Ceará-UFC. O recorte temporal da pesquisa é de 1986 - quando teve início as primeiras movimentações em prol da criação do curso, até 1993 - quando o curso deixa de ser curso de extensão e se transforma em curso de Graduação. A pesquisa vincula-se a história da educação brasileira, mas especificamente a história e a memória do ensino superior de moda no Brasil. Considerando, é claro, que atualmente ele é um patrimônio da Universidade Federal do Ceará e também do ensino superior no país e, que se identifica como o pioneiro em universidades publica. A narrativa tem abordagem teórica na micro-história (GIOVANNI LEVI, 1992) e escrita literária, com a qual apresenta os fatos e os acontecimentos que constituíram esta história. As informações foram coletadas de documentos primários e secundários e também resgatadas da memória dos sujeitos envolvidos diretamente com o processo. Como suporte teórico foi feito estudo bibliográfico sobre a UFC e a cidade de Fortaleza no seu contexto histórico social, político e econômico para compreender como a sociedade cearense motivou e também se preparou para receber um curso até então com proposta diferente dos cursos criados pela a instituição até àquele momento da sua criação. Ao final da investigação ficou claro que diferentemente dos demais cursos criados na UFC até 1993, o curso de moda teve a sua origem na instituição por força da imposição da sociedade, da pressão dos órgãos do Governo do Estado do Ceará, da necessidade do mercado e também da mídia. E que, para se efetivar na instituição como curso de Graduação passou por grandes desafios seguidos de longas discursões pelo o CONSELHO DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRARIAS - CCA, o CONSELHO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO - CEPE e o CONSELHO UNIVERSITÁRIO - CONSUNI, instâncias institucionais responsáveis pela a aprovação do “PROJETO DE GRADUAÇAO EM ESTILISMO E MODA (BACHARELADO)”. O projeto foi elaborado pelas professoras Lígia Fideles de Souza – do Departamento de Economia Doméstica e Zilsa Maria Pinto Santiago – do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com a colaboração de Iet Pleyter – Assessora de Moda. O mesmo criou definitivamente o curso de Estilismo e Moda da Universidade Federal do Ceará-UFC conforme “RESOLUÇÃO Nº 10/CONSUNI, DE 29 DE OUTUBRO DE 1993”, assinada pelo Magnífico Reitor Antônio de Albuquerque de Sousa Filho.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11184
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tese_dmrvictor.pdf7,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.