Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11289
Title in Portuguese: Para uma psicologia do ensino da redação
Author: Pinto, Leonel Correia
Keywords: Ensino e o aprendizado
Psicologia do ensino
Lei da redação
Método dos sentidos
Ensino da correção gramatical
Issue Date: 1978
Publisher: Revista Educação e Debate
Citation: PINTO, Leonel Correia. Para uma psicologia do ensino da redação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, n.1, p. 73-119, 1978.
Abstract in Portuguese: Todo professor baseia seus ensinamentos num conjunto de pressupostos que, muitas vezes, ele não se deu ao trabalho de explicitar. Neste caso, o que funciona é a "teoria implícita" do professor, acerca da sua matéria. Conteúdos, metodologia, avaliação, atividades e exigências - tudo isso decorre daquela implicidade. A "psicologia de uma matéria de ensino", a meu ver, deve ocupar-se de três coisas: Primeiro, tornar explícitos certos pressupostos utilizados pelos professores, discutir a consistência de suas interligações, de sorte que se tornem princípios claros de ação; segundo, analisar a estrutura da matéria, como ela é absorvida, pela mente do escolar e as resistências a essa absorção ou aprendizagem; terceiro, propor e testar alternativas de métodos e técnicas capazes de facilitar o ensino e o aprendizado...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11289
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0102-1117
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1978_art_lcpinto.pdf20,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.