Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11504
Title in Portuguese: A influência do cursinho no desempenho do exame vestibular
Author: Cavalcante, Joseneide Franklin
Guimarães, Maria Teresa Albuquerque
Keywords: Exame vestibular
Ingresso nos cursos superiores
Influência do cursinho no desempenho do exame vestibular
Issue Date: 1979
Publisher: Revista Educação e Debate
Citation: CAVALCANTE, Joseneide Franklin; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque. A influência do cursinho no desempenho do exame vestibular. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 2, n.1, p. 68-81, 1979.
Abstract in Portuguese: O surgimento dos cursinhos nos últimos vinte anos representa, sem dúvida, uma anomalia do sistema de ensino brasileiro. Transformados em meras agências de treinamento para os exames vestibulares, a atividade dos cursinhos é fortemente limitativa, deixando à margem as demais funções que deveriam ser cumpridas pelas escolas a nível de 2º grau. As diretrizes legislativas do país sobre vestibular determinam a "utilização de mecanismos de aferição que assegurem (...) e comprovem um mínimo de conhecimento a nível de 2º grau ... (dec-lei nº 79293/77)". Objetivando o cumprimento desses dispositivos, a Universidade Federal do Ceará (U.F. C.), através da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV), tem desenvolvido trabalho no sentido de aumentar o grau de eficiência das provas dos exames vestibulares, elaborando quesitos tecnicamente capazes de aferir níveis de aprendizagem mais complexos e, consequentemente, diminuindo a probabilidade de acertos casuais, por memorização, eliminação de respostas etc...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11504
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0102-1117
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1979_art_jfcavalcantemtaguimares.pdf5,54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.